Nova Odessa prepara reabertura gradual do comércio

Assim que o Governo do Estado anunciou, no dia 22 deste mês, a reabertura gradual do comércio, a Prefeitura de Nova Odessa iniciou trabalho semelhante no âmbito municipal que será colocado em prática após o período de quarentena, que vai até o dia 10 de maio. O plano vem sendo realizado por integrantes de diversas secretarias, como Governo, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Assuntos Jurídicos, levando em conta aspectos como a situação de momento em relação ao coronavírus no município, e só será colocado em prática após o fim da eficácia do decreto estadual.

Até esta segunda-feira, a cidade contabiliza 8 casos positivos de Covid-19, incluindo um óbito, e dez casos suspeitos aguardando resultado de exames. O documento também engloba todas as ações já realizadas pela Prefeitura para equipar a rede municipal de saúde, como a criação da Unidade Respiratória, que funciona desde o dia 23 na antiga UBS 5 do Jardim Alvorada e tem capacidade para até 60 leitos. A quarentena está em vigor no Estado de São Paulo desde o dia 24 de março e, com ela, somente os setores considerados essenciais ??? como abastecimento, logística, segurança e saúde ??? podem funcionar.

A reabertura gradual do comércio terá de ser feita seguindo orientações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). No sábado (25), a Prefeitura de Nova Odessa publicou decreto onde recomenda que a circulação de pessoas se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e exercício de atividades essenciais, observado o uso permanente de máscaras faciais, de uso profissional ou não. “Nós não vamos tomar medidas que afrontem o decreto do governo estadual, mas precisamos, dentro de Nova Odessa, também nos programar e discutir a reabertura do nosso comércio, sempre tratando a saúde da nossa população como prioridade”, disse o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

MUTIR??O. Também integra o plano de reabertura gradual do comércio, o mutirão que será realizado nesta quarta-feira (29), entre 8h e 12h, para atendimento de proprietários de empresas de Nova Odessa. “Será um plantão de atendimento focado na orientação de comerciantes e empresários de todos os segmentos em relação à crise que estamos enfrentando. Durante o mutirão, eles poderão esclarecer dúvidas sobre questões sanitárias, terão orientação jurídica e acesso a linhas de crédito e programas de aprimoramento e otimização de negócios”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Regina Pocay.

Com estrutura montada em área anexa ao CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), o mutirão contará com stands da Vigilância Sanitária, Banco do Povo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sicredi, Sicoob – sistema de cooperativas de crédito – e dos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.
O trabalho foi proposto pela Comissão de Combate à Covid-19 no âmbito do Desenvolvimento Econômico e Social, criada por determinação do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza para dar apoio ao empresariado local em meio à pandemia do novo coronavírus. O colegiado foi instituído pelo decreto número 4.197/2020, publicado na edição do último dia 16 do ‘Diário Oficial do Município’.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE