Edit

Nova Odessa prepara Bosque Manoel Jorge para reabertura ao público

Por determinação do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, a Prefeitura de Nova Odessa deu início à preparação de diversos espaços públicos de lazer e prática esportiva para a breve retomada gradual das atividades por parte da população. E um dos primeiros locais que deve ser reaberto para passeios em família e caminhadas é o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa – tudo sem aglomeração e seguindo um protocolo de distanciamento social e uso de máscaras a ser detalhado pela Vigilância Sanitária, conforme as regras do Plano São Paulo.

Já foram concluídas diversas etapas do processo, como a limpeza do local, a roçagem da vegetação rasteira, a verificação da iluminação ornamental ao longo do caminho interno e a avaliação das condições do próprio passeio. E, desde a semana passada, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizam uma ampla ação de limpeza, zeladoria e poda de galhos altos das árvores do interior do bosque. Um ponto de erosão na área restrita ao público também deve ser sanado.

Segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente do município, Bruno Crema, o objetivo do trabalho é garantir as condições de segurança dos usuários ao longo dos caminhos internos existentes na área verde. “Estamos avaliando as manutenções que estão sendo feitas no bosque, podas e demais situações, a fim de manter o local seguro para receber a população. O bosque conta com sanitários, guarda-corpos, conjuntos de lixeiras e bebedouros, porém as árvores estão sendo avaliadas uma a uma, a fim de evitarmos riscos de quedas de galhos sobre o passeio, por exemplo”, explicou.

Para a diretora municipal de Meio Ambiente, Daniela Fávaro, por ser um espaço muito arborizado e úmido, mesmo após reaberto, a população deve evitar o local em dias chuvosos e com vento, “além de não ultrapassar os guarda-corpos e respeitar sempre as indicações de locais proibidos para visitação”. Também não será permitida, de início, a prática de pesca na lagoa do Bosque.

O processo de revitalização do Bosque Manoel Jorge, uma das principais áreas verdes urbanas da cidade, com 64 mil metros quadrados e milhares de árvores plantadas no início dos anos 1990, começou em 2010 e teve diversas etapas ao longo dos 12 anos seguintes. Localizado na região central da cidade, ele tem aproximadamente duas vezes o tamanho do Parque Ecológico Isidoro Bordon, localizado no Residencial Mathilde Berzin.

A área atual do Manoel Jorge é resultante da unificação das áreas verdes institucionais destinadas à Municipalidade pelos loteadores dos jardins Santa Rosa e Bela Vista, e recebeu no início aproximadamente 40 mil mudas de árvores de espécies diversas –chegando a responder por mais de 30% das árvores existentes em áreas verdes urbanas de Nova Odessa.

Ao longo dos anos, funcionou no local o Viveiro Municipal de Mudas, depois transferido para o Recanto do Guarapari, uma pista de caminhada e áreas para exercícios. A represa central chegou a ser totalmente esvaziada por muitos anos, até ser recuperada, assoreada novamente e mais uma vez desassoreada, já nesta década, pelo DAEE (Departamento de águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo), com recursos do Estado.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE