Nova Odessa plantou 1785 novas árvores em 2019

Seja por meios próprios ou através de parcerias, a Prefeitura de Nova Odessa realizou o plantio de 1.785 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas, recuperando áreas públicas e ampliando a cobertura vegetal do município. Um dos objetivos principais da Secretaria de Meio Ambiente é envolver a comunidade nas ações.
Em atuação conjunta da Prefeitura, existe o GAA (Grupo dos Amigos das Árvores), formado por diversas empresas da cidade e que realizam a doação das espécies. A Secretaria do Meio Ambiente conta ainda com auxílio da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), empresa de economia mista responsável pelos serviços de água e esgoto no município.
As espécies plantadas são nativas e frutíferas. Em todos os lugares, as ações ambientais envolvem moradores próximos, que passam a ser colaboradores do Município. “Eles ajudam a preservar as árvores. Além do plantio e dos cuidados necessários, a Secretaria de Meio Ambiente conta com a parceria da comunidade na manutenção permanente”, explica o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o Nenê Gás. De acordo com ele, as iniciativas aumentam os chamados ‘cinturões verdes’ dentro do perímetro urbano. “São muitos benefícios, inclusive retendo os poluentes produzidos pelos veículos, proporcionando sombra e um ar mais puro aos cidadãos, além de frutas para consumo”, destaca o secretário. “E na parte rural, junto da Coden, buscamos recuperar áreas de preservação dos mananciais de água”, frisa.
Entre os plantios, Nenê destacou a ação promovida por todas as secretarias da Prefeitura de Nova Odessa em setembro, quando houve o plantio de mais de 100 mudas das mais variadas espécies para marcar o Dia da Árvore. A ação reforçou o selo “Paraíso do Verde”, como o município é conhecido em todo o Estado. Foram plantadas mudas em escolas municipais e estaduais, unidade de saúde, ginásio e em outras áreas públicas.
Presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza não só participa dos plantios, como frisa a importância de envolver a comunidade nas comemorações. “Nós somos um governo comprometido com a natureza e meio ambiente. Nova Odessa tem 15 árvores por habitante, enquanto o recomendado é três árvores. Mas vamos continuar plantando e vamos continuar cuidando do nosso recurso natural, até porque quando plantamos uma árvore, estamos plantando uma vida”, afirmou Bill.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE