Nova Odessa põe vovós pra lutar Judô

Depois da capoeira, iniciada este ano, agora o Clube da Melhor Idade de Nova Odessa traz como novidade as aulas gratuitas de Judô. As pessoas acima de 60 anos cadastradas podem praticar a modalidade de arte marcial adaptada às segundas-feiras, às 10h, e quintas, às 15h. O professor é o voluntário Eugênio Sales Cavalcanti, que já trabalha com aproximadamente 80 alunos na Secretaria Municipal de Esportes.

Estudo recente realizado por pesquisadores da Unicamp constatou que a prática de modalidades marciais como o judô é importante para pessoas na faixa dos 65 anos de idade, como forma de evitar perigosas quedas domésticas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as quedas são responsáveis pela morte de 3,2 milhões de idosos por ano em todo o mundo.
Os exercícios geram um duplo benefício aos mais velhos. Além de aumentar o tônus muscular, que se perde progressivamente ao longo dos anos, as lutas orientais ensinam técnicas de queda. “O praticante do judô aprende não só a derrubar, como a cair, por adquirir mais equilíbrio corporal”, ressalta o professor. Outro benefício extremamente importante aos idosos é a prevenção de doenças como a osteoporose.
“Com algumas adaptações é possível o idoso praticar normalmente”, reforça Cavalcanti. “?? uma arte e como tal a gente deve ensinar para outras pessoas”, completa. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, destaca a nova modalidade oferecida. “Melhora a autoestima e a socialização dos idosos. Por si só a tradição oriental valoriza os mais velhos e sua sabedoria”, cita.
Atualmente, o Clube da Melhor Idade atende a aproximadamente 2 mil pessoas, sendo 1,5 mil acima de 60 anos cadastradas através de carteirinha e frequentando as atividades disponibilizadas gratuitamente à comunidade, além de aproximadamente 500 munícipes, de idades variadas, participando das aulas de ritmos (zumba), que ocorrem nos períodos da manhã e da noite.
Além de Judô, são opções aos idosos: Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Pilates, Capoeira, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Acupuntura e Jogos de Mesa (Dama, Truco, Dominó). Existe ainda o grupo Viver Bem e o acompanhamento de nutricionista, cuidando da alimentação e bem estar. O Clube fica na Rua Heitor Penteado, 199, Centro. O telefone para informações é o 3476-6053.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE