Nova Odessa oferece teste rápido de HIV

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa participa, desde o dia 1º, do movimento “Dezembro Vermelho”, mobilização nacional que busca a prevenção ao HIV e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O secretário Vanderlei Cocato ressalta que todas as UBS’s (unidades básicas do município) estão aptas a realizar os testes rápidos de HIV, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h. O teste rápido informa em poucos minutos se a pessoa é portadora ou não do vírus HIV.

“Na rede pública, fazemos o teste em sigilo e temos todo o preparo para agir em caso de dar positivo. ?? confiável, seguro e pode ser feito por qualquer pessoa, mas é mais recomendado para pessoas do grupo de risco, como profissionais do sexo, moradores de rua, presidiários e usuários de drogas injetáveis”, explicou Cocato. O secretário frisa ainda que a ação tem como objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos dos pacientes. “O Brasil tem hoje uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade (64%) das pessoas vivendo com HIV sendo tratadas. Por isso a importância de procurar o teste rápido nas UBS’s”, afirmou Cocato.

Responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner explica que pacientes que forem diagnosticados com HIV são encaminhados para atendimento com o infectologista do município, quando tem início um trabalho de acolhimento dos pacientes, com orientações sobre as formas de transmissão da doença, os sintomas, período de incubação e outras informações importantes. “?? importantíssimo que as pessoas conheçam sua condição sorológica para o controle e diminuição das infecções sexualmente transmissíveis”, afirmou Paula.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE