Nova Odessa leva 800 para Outubro Rosa

Na manhã deste sábado, dia 19 de outubro, aconteceu em Nova Odessa a 1ª Caminhada do Outubro Rosa que faz parte da campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. De acordo com a estimativa da Guarda Municipal cerca de 800 pessoas participaram do evento.            A ação teve início em frente ao Paço Municipal com a arrecadação de alimentos e seguiu até a Praça Central José Gazzeta – em um trajeto de aproximadamente três quilômetros -, passando pelas principais ruas da região central.            A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza ressaltou que o evento superou as expectativas. ???Estamos muitos satisfeitos com a participação da população. Não somente neste, mas em todos os eventos promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade. Agradeço a todos que participaram e aos parceiros que tornaram possível este ato de conscientização???, afirmou.            ???A participação da população nessas ações demonstra que as pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade de cuidar da saúde e também que a nossa cidade tem essa importante vocação para a solidariedade???, destacou.            Durante a caminhada, o Grupo Amavi (Amigas da Mama, Amigas da Vida) fez a entrega de flores às participantes e um informativo sobre como realizar o autoexame com algumas recomendações sobre o exame clínico das mamas, a mamografia e dicas sobre o consumo de alimentos mais saudáveis.            Na praça, foram realizados atendimentos odontológicos gratuitos para população, além de uma apresentação especial de dança pelo grupo da Melhor Idade de Nova Odessa. Uma apresentação de ???aula-show??? de zumba também agitou ainda mais as atividades. A apresentação foi realizada por uma professora da Academia Corpo e Energia, parceira do evento.            O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza também participou da caminhada, agradeceu a participação e falou sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher. ???O importante é promover a conscientização e fazer com que as pessoas entendam a necessidade de prevenção. Isso faz parte do nosso projeto de mudar a porta de entrada da rede pública de saúde, que não deve ser o pronto socorro, mas sim a Atenção Básica???, disse o prefeito Bill.
 A Prefeitura de Nova Odessa também aderiu à campanha regional Pense Rosa, que integra diversas ações dos municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Por causa da campanha, durante essa semana o Fundo Social de Solidariedade já arrecadou em sua sede aproximadamente 700 quilos de alimento não perecível. Mamografia – A diretora da Rede de Atenção Básica Preventiva, Adriana Welsh Ferraz, informou que não há demanda reprimida nas UBSs para exames de mamografia – para mulheres que fazem parte da faixa etária de 40 anos. ???As mulheres que ainda não fizeram a prevenção devem pedir orientações na unidade mais próxima de suas residências e fazer o agendamento para a realização dos procedimentos necessários???, orientou Adriana.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Estatísticas do instituto apontam que em 2010 foram 12.852 casos, sendo 147 homens e 12.705 mulheres. O Inca alerta que se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
??nibus e bandeira marcam ações do Outubro RosaA Rápido Sumaré, empresa responsável pelo transporte na cidade de Nova Odessa, apresentou hoje ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e à primeira dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, o ônibus pintado de rosa especialmente para a campanha Outubro Rosa, que acontece durante todo esse mês para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE