Edit

Nova Odessa faz testes de HIV e Sífilis

No mês em que a luta contra a Aids ganha mais força, a Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa realiza testes rápidos de HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids, e também da sífilis, doença sexualmente transmissível.

Os exames, que ficam prontos em 15 minutos, serão realizados na próxima semana na Vigilância Epidemiológica e também nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner explicou que os dois testes são simples e que para sua realização é necessária uma simples gota de sangue.”?? um teste bem rápido, semelhante ao de glicemia, em que é furada a ponta do dedo”, explicou.
Segundo ela, pessoas que tenham interesse em fazer o exame ou que tenham sofrido alguma exposição que possa ter levado à contaminação devem realizar o teste, não havendo necessidade de pedido médico. “Basta chegar em um dos locais onde é feito o exame com documento de identidade e solicitar atendimento da enfermeira”, disse Paula.
“Antes do exame fazemos um aconselhamento, em que falamos sobre as formas de transmissão da doença, os sintomas, período de incubação e outras informações importantes para o paciente. Apenas após estes esclarecimentos é que realizamos o teste”, explicou. “Em 15 minutos o paciente tem o resultado e, se for positivo, ele já recebe todo acolhimento e encaminhamento para tratamento com a infectologista”, continuou a coordenadora.
PROGRAME-SEConfira as datas e horários para realização dos testes rápidos

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE