Nova Odessa comemora ‘água boa’

A qualidade da água tratada distribuída em Nova Odessa continua comprovada, em novo relatório anual distribuído nas contas dos consumidores. As análises atestam o atendimento aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. 
A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) faz o monitoramento a cada hora na entrada e saída da ETA (Estação de Tratamento de Água), além de semanal, mensal e semestralmente verificar em diversos pontos de coleta na cidade.
A Companhia responsável pelos serviços de água e esgoto no município mantém um sistema constante de acompanhamento dos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos da água bruta que chega das represas à ETA, assim como da água tratada distribuída à população.
Amostras são coletadas diariamente em vários pontos, inclusive na ETA, e de hora em hora são feitas análises dos padrões de potabilidade.
Também é realizado monitoramento pela ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e por laboratórios particulares. As águas dos mananciais da cidade são provenientes dos Córregos dos Lopes 1 e 2 e Recanto 1, 2 e 3, nascentes no Município que integram a microbacia a qual deságua no Ribeirão Quilombo, afluente do Rio Piracicaba. 
???Atendemos a todos os parâmetros exigidos pela Portaria 2.914, de 2011, do Ministério da Saúde: cor, turbidez, pH, flúor, etc???, destaca o gerente-químico da Coden, José Hilário Pessoa. Ele cita como exemplo a manutenção do pH em médias de 7,3 e 7,4, esclarecendo que nem sempre a chamada ???água mineral??? é ideal para o consumo humano. ???O pH da água deve estar acima de 6 e sem impurezas???, completa. 
Em meados do ano passado a Coden modernizou a maneira de realizar a desinfecção da água na ETA, substituindo o gás cloro pelo agente químico na forma líquida, chamado hipoclorito de sódio. A nova tecnologia empregada é mais econômica, eficaz e segura na geração do cloro utilizado no tratamento da água distribuída na cidade.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE