Nova Odessa: Caminhada encerra Outubro Rosa

As ruas do Centro de Nova Odessa foram tomadas pelo cor-de-rosa na manhã deste sábado (29), com a participação de centenas de pessoas na tradicional Caminhada Outubro Rosa, que pelo quarto ano seguido encerra a programação do mês em que se conscientiza sobre a prevenção ao câncer de mama. Os participantes se concentraram em frente da Prefeitura, onde houve alongamento físico, para depois o trajeto seguir até a Praça Central José Gazzetta, terminando com aula de zumba.

O evento teve o apoio da Drogaria Vivamed e participação de representantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Apnen (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa) e Apadano (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Auditivos de Nova Odessa). Também estiveram presentes estagiários do SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade) e alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) e do IESC (Instituto Educacional São Caetano).
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, é que em todo o ano de 2016 os cânceres de mama e colo de útero, juntos, devem acometer 74.300 mulheres no país. Em razão da alta incidência e mortalidade pelo câncer de colo uterino, este tipo da doença também foi inserido ao tema, para alertar sobre os fatores de risco, exames de detecção e métodos preventivos.
“Mais uma vez as pessoas se conscientizaram sobre a importância da prevenção a esta doença que atinge muitas mulheres em todo o mundo”, ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “A mensagem principal do Outubro Rosa é que o cuidado com a saúde da mulher deve ser o ano todo, todos os dias. E o autoexame é essencial também”, acrescenta.
No decorrer do mês ocorreram outras atividades alusivas a campanha, como palestras nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e mutirão de atendimento especializado na saúde da mulher, com médicos ginecologistas, enfermeiros e atendentes. A força-tarefa realizada no último dia 22 contabilizou 260 atendimentos, com 154 exames de mamografias e 45 ultrassonografias

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE