Nova Odessa abre inscrições gratuitas para programa de apoio a quem quer parar de fumar

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa está promovendo a segunda edição do Programa Respire Saúde 2021, uma iniciativa gratuita e multidisciplinar para ajudar as pessoas da cidade que desejam parar de fumar. São quatro encontros mensais, sempre às terças-feiras, conduzidos por vários especialistas da Rede Municipal.

A próxima turma começa no dia 03 de agosto, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente, até o final de julho, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim São Jorge e do Jardim Alvorada, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. As vagas são limitadas para garantir o distanciamento individual e as demais regras de segurança sanitária determinadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Para facilitar a adesão aos grupos de apoio, o programa disponibiliza três opções de horários de encontros: terças-feiras às 8h na UBS do Centro (Avenida Carlos Botelho, nº 31), às 14h na UBS do Jardim Alvorada (Rua das Imbuias, nº 513) e às 18h30 no Ambulatório de Especialidades (Avenida João Pessoa, nº 833, Bosque dos Cedros).

Além de consultas médicas para avaliação do uso e reações aos medicamentos, a programação ainda inclui consultas com a equipe de Enfermagem e palestras ministradas por profissionais de saúde do município sobre temas relacionados ao tabagismo, como os males do tabaco, câncer bucal, abstinência e alimentação saudável. Todos são treinados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e localizado na cidade de São Paulo.

De acordo com a dentista da Rede Municipal Patrícia Costa Andrade Faciulli (uma das coordenadoras do programa ao lado da também dentista Adriana Denadai Sgarzi Batista), os participantes são orientados por um conjunto de especialistas das áreas Médica, de Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Nutrição.

“Este caráter multidisciplinar favorece a eficiência do cuidado. Além disso, em grupo é mais fácil vencer o tabagismo. Por isso, o índice de sucesso dos participantes é muito positivo, ficando em torno de 65%. Realmente, o programa é uma oportunidade excelente para quem está pensando em parar de fumar”, explicou Patrícia.

Ela também relacionou alguns prejuízos à saúde ocasionados pelo tabagismo, como câncer de pulmão, infarto, AVC e infertilidade. Nas mulheres, o vício pode ainda desencadear o câncer de mama, aumento de cólicas pré-menstruais, menopausa precoce e osteoporose.

Mais informações sobre o programa, podem ser obtidas junto às unidades que estão recebendo as inscrições. A UBS São Jorge atende pelo telefone (19) 3466-2329, e a UBS Jardim Alvorada, pelo telefone (19) 3498-2732.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE