Edit

Nova Odessa. 1,6% não tomou vacina da Covid

A Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa informou nesta quarta-feira (27/10) que a cidade alcançou 98,38% da população elegível (todos os moradores com 12 anos ou mais) com ao menos uma dose das vacinas contra a Covid-19, e 80,45% da população elegível com esquema vacinal completo, ou seja, totalmente imunizados. Além disso, a cidade volta a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid a partir desta quinta-feira (28/10).

 

“Analisando a população ‘vacinável’, que inicia aos 12 anos e vai até maiores de 100 anos, Nova Odessa já vacinou, com a 1ª dose, 98,38% da população, e com a segunda dose, já vacinamos 80,45% da população. O que é maravilhoso e reflete o excelente momento que a cidade vive, com baixos índices de novos casos e de internações”, explicou a coordenadora do órgão, enfermeira Paula Mestriner.

 

Segundo ela, “a própria procura ao Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, que é a ‘central de vacinação’ do município, reflete esses indicadores, porque atualmente são poucas as pessoas com a segunda dose agendada, sendo a maioria pessoas com vacina atrasada que diariamente procuram o local para receber a vacina”.

 

“Temos muito o que comemorar com esses números. Com apenas um ponto de estrutura montada para vacinação, funcionários próprios e a ajuda de voluntários aos sábados, alcançamos mais de 80% da população ‘vacinável’ em nove meses de trabalho. Eu e minha equipe da Vigilância Epidemiológica estamos muito cansadas, mas imensamente felizes. Agradeço a ajuda de todos vocês. Muito obrigada e viva o SUS”, acrescentou a profissional.

 

ADOLESCENTES

 

A vacinação continua diariamente no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, a partir das 8h e até as 15h. Também nesta quarta-feira, a Vigilância Epidemiológica Municipal anunciou mais uma novidade na Campanha de Imunização Contra a Covid-19: a equipe da Saúde Municipal vai voltar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos nesta quinta-feira no ginásio.

 

“Vamos voltar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos. Pedimos que a Atenção Básica (as equipes das UBSs) ligue para todos os adolescentes que procuraram os serviços para irem no ginásio a partir desta quinta-feira. Pedimos também que a Secretaria de Educação replique essa informação entre os professores das escolas municipais, estaduais e particulares, para eles avisarem os alunos que ficaram sem a vacina”, acrescentou a coordenadora.

 

A Saúde Municipal também iniciou nesta quarta-feira a aplicação da terceira dose nos idosos e profissionais das ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) da cidade. “Já havíamos feito a 1ª e a 2ª doses nessas instituições, e os idosos acamados foram atendidos pelas UBSs na vacinação do Covid”, lembrou a profissional.

 

MUTIRÃO

 

Assim, os adolescentes de 12 a 17 anos também entraram nos grupos que serão atendidos nos mutirões de vacinação marcados para os dias 29/10, 01 e 02 de novembro (sexta, segunda e terça-feira de “feriadão”) no Ginásio do Santa Rosa. Nestes três dias de ponto facultativo e feriado, o local ficará aberto das 8h às 12h, e vai atender os públicos atualmente em fase de imunização por livre demanda – ou seja, sem a necessidade de agendamento.

 

Poderão se vacinar adolescentes e adultos que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina da Pfizer, bem como adultos em geral com a “D2” atrasada. Além deles, os idosos de 70 anos ou mais e profissionais de Saúde em geral que receberam a 2ª dose nos meses de fevereiro, março e abril (ou seja, há mais de 6 meses) também poderão tomar a 3ª dose.

 

Adultos que eventualmente ainda não tomaram a primeira dose, se houver, também podem procurar o ginásio para tomar a vacina. O Ginásio do Santa Rosa fica na Rua João Bassora, nº 500. Os interessados devem levar documentação pessoal e comprovante de endereço.

 

2ª DOSE DA PFIZER E ASTRAZENECA

 

Lembrando que a Vigilância Epidemiológica reduziu novamente o intervalo entre as duas primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus do laboratório Pfizer para adultos. Desde a última semana, esse intervalo caiu apenas 21 dias (três semanas). Essa alteração não vale para os adolescentes de 12 a 17 anos, que ainda devem continuar aguardando 8 semanas para tomar a segunda dose da vacina da Pfizer.

 

Assim, todos os adultos de 18 anos ou mais de Nova Odessa que tomaram dose inicial do imunizante da Pfizer devem consultar a caderneta de vacinação, verificar se já se passaram três semanas, e comparecer diariamente, nos dias úteis, a partir das 8h, no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, para tomar a “D2” adiantada.

 

Também nesta quarta-feira, houve a redução do intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford, de 12 para oito semanas. O “adiantamento” da “D2” não se aplica ainda a quem tomou dose inicial da CovonaVac/Butantan, que deve continuar observando as datas de retorno anotadas na caderneta.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE