Nova edição do projeto Ciclo de Palestras Históricas nesta terça

A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana promove, na próxima terça-feira (23/4), uma nova edição do projeto Ciclo de Palestras Históricas, desta vez com o tema “Maria Firmina dos Reis, literatura e escravidão: diálogos entre uma escritora maranhense e as cartas de uma escrava da Campinas do XIX”. O evento será realizado às 19 horas, no plenarinho da Câmara Municipal, com a palestrante Luciana Martins Diogo. A entrada é franca e limitada a 60 lugares. As reservas podem ser feitas pelo e-mail [email protected]
Maria Firmina dos Reis (1822-1917) é uma das inauguradoras do romance de autoria feminina no Brasil. Ela foi autodidata, tornou-se professora de primeiras letras em 1847, aos 25 anos. Em 1859, publicou “??rsula”, assinado apenas com a indicação “Uma Maranhense”. Essa obra entra para a história da literatura nacional como primeiro romance antiescravagista brasileiro, pioneiro em dar voz a personagens negras escravizadas. Abordou a opressão de homens sobre mulheres, de ricos sobre pobres, de brancos sobre negros. 
Nesta palestra, os organizadores pretendem analisar a obra de Maria Firmina à luz de textos históricos reais que narram a história de Teodora Dias da Cunha, que nasceu na África, foi conduzida como escrava à zona rural de São Paulo, provavelmente pelas proximidades de Limeira, por volta de 1862, foi negociada em Campinas, vendida e remetida a São Paulo. Conheceu então Claro Antonio dos Santos, pedreiro, crioulo do Paraná, escravo de ganho, que sabia ler e escrever. A ele, Teodora ditou sete cartas. Esse material pode auxiliar na identificação dos elementos que marcaram a expressão da vontade, da história pessoal e de seu significado, por parte do próprio africano negro escravizado. A partir desse material, serão discutidas as relações entre literatura e escravidão presentes na obra ficcional de Maria Firmina dos Reis.
O plenarinho fica no terceiro andar da Câmara Municipal, na Praça Divino Salvador, Jardim Girassol.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE