Nova Biblioteca de SB será inaugurada hoje

Uma das obras mais belas, modernas e com conceitos que são apresentados nos maiores espaços do segmento pelo mundo. Santa Bárbara d’Oeste ganha nesta sexta-feira (25) a Nova Biblioteca Municipal “Profª Maria Aparecida de Almeida Nogueira”, localizada no Complexo do Novo Terminal Urbano, na esquina das ruas Prudente de Moraes e Campos Sales. A inauguração do espaço ocorrerá às 19h30 e terá ainda a apresentação do restauro do bonde, localizado ao lado da Nova Biblioteca.

A Nova Biblioteca foi construída em parceria com a iniciativa privada (Emccamp Residencial e Anagro Empreendimentos), sem custos ao Município. São mais de 500 metros quadrados de área construída, acervo de quase 60 mil livros, Wi-Fi gratuito aos frequentadores, novos espaços para leitura, estudo, convivência, contação de histórias e estímulo ao hábito de ler. Uma verdadeira transformação para quem frequentava o antigo espaço, em frente ao Museu da Imigração.

O antigo bonde que foi restaurado e instalado ao lado do prédio foi doado ao Município pela Fundação Romi e servirá de espaço às atividades de contação de histórias para crianças. Logo após a inauguração, o bonde será palco do Circo Valise, da Cia Laska ??? com teatro que conta a história de um simples caixeiro viajante encontrado por uma misteriosa elefanta, que o presenteia com uma valise cheia de vida.

História da Biblioteca Pública Municipal

O sonho de se formar uma Biblioteca em Santa Bárbara d’Oeste começou em 1944, com o Decreto Lei n° 34, de 03 de maio, criando uma Comissão Municipal para administrar e organizar a aquisição de obras, receber donativos e doações em livros. Em 1945, a Lei n° 46, de 27 de dezembro de 1945, autorizava a Prefeitura a construir um prédio destinado ao funcionamento da Biblioteca. As obras foram custeadas pela Prefeitura, Governo do Estado e doações. O antigo prédio foi construído em 1948, entre as ruas Graça Martins e Santa Bárbara. Porém, o espaço foi utilizado como posto de Puericultura, Fórum, Prefeitura, DECET, Centro Médico, DAE e hoje é ocupado por outros serviços públicos.

Em 1967, por iniciativa do Lions Clube e Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara, foi feita uma nova campanha para se fundar a Biblioteca Municipal. Em 15 de junho de 1968 foi inaugurada a Biblioteca, com 2.500 livros, em prédio na Rua Santa Bárbara. Sua primeira funcionária foi Cintia Leme.

Mais tarde, a Biblioteca passou a atender na Rua General Câmara, 612. Posteriormente, na Rua João Lino, 362 (onde ficou até a inauguração deste novo espaço, nesta sexta-feira) ??? sendo denominada “Maria Aparecida de Almeida Nogueira” pelo Decreto 928, de junho de 1976, e criada oficialmente pela Lei n° 1.266, de 10 de agosto de 1977.

Com convênio com o Instituto Nacional do Livro (INL) e ampliação dos acervos e de visitantes, a Biblioteca foi se expandindo. No fim da década de 70, para reforma, foi transferida por um breve período para a Avenida Sábato Ronsini, 55. Retornou em 1981 ao prédio da Rua João Lino, crescendo, tornando-se integrante do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, ganhando melhorias, novos visitantes, doações de livros, ampliações de salas, informatização dos serviços até chegar aos dias atuais, com quase 60 mil livros em todas as suas áreas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE