Edit

NO. Unidade Respiratória agora funciona como ‘Posto Avançado’

Com as recentes mudanças no atendimento da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, só possível graças à desaceleração da pandemia de Covid-19, a antiga UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada segue atendendo a população dos bairros da região Oeste da cidade, mas agora como um “Posto Avançado” da Rede Municipal de Saúde. Os detalhes foram definidos em uma reunião nesta terça-feira (23/11) entre o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, o vice Alessandro Miranda, o Mineirinho, e a equipe da Secretaria de Saúde.

A partir desta semana (conforme adiantado pelo Município nas semanas anteriores), uma equipe permanece no local diariamente, nos dias úteis, das 7h às 19h (ou seja, por 12 horas diárias, cinco dias por semana), com um médico clínico geral e um pediatra, para atendimento de “livre demanda” e também eletivo (agendados) da UBS (Unidade Básica de Saúde) 5.

Assim, a Secretaria de Saúde está “desafogando” a agenda eletiva de atendimentos (consultas) com clínicos gerais e pediatras da UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, situada a poucos metros de distância.

A antiga Unidade Respiratória conta agora também com uma das equipes da Campanha de Imunização Contra a Covid-19, que “migrou” na última semana do Ginásio do Jardim Santa Rosa para duas UBSs – a 1, do Centro, e a 5, do Alvorada (cuja equipe também atende no prédio da antiga UR).

“Independentemente disto, a infraestrutura hospitalar do prédio continua montada como no período em que ele funcionou como Unidade Respiratória, para uma eventual necessidade em função do comportamento da pandemia de Covid-19”, explicou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.

O prédio conta com capacidade para cerca de 20 leitos de baixa e média complexidade, todos com capacidade de oxigenação através da recém-instalada rede de gases, além de todos os espaços, equipamentos e salas necessários para uma eventual retomada do atendimento como Unidade Respiratória.

Com as mudanças e o remanejamento de profissionais dentro das diversas unidades da Rede Municipal, foi possível instalar uma segunda unidade da Farmácia Municipal na UBS 7, do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A nova Farmácia da UBS 7 abre nos dias úteis, das 7h às 13h30. Estuda-se ainda a abertura de um terceiro posto da Farmácia Municipal também na UBS 5.

PACIENTES RESPIRATÓRIOS

Já os pacientes com sintomas respiratórios em geral devem procurar agora a segunda entrada do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal), no Bosque dos Cedros (região central da cidade). Trata-se da portaria “Ala Respiratória” do Hospital, situada entre a sede da Secretaria de Saúde (o antigo CTVP) e o Paço Municipal. Todos os pacientes devem fazer uso de máscaras.

A equipe da UR do Alvorada fez mais de 34,7 mil atendimentos em quase dois anos de funcionamento, com 839 internações, 257 transferências para outros hospitais e 198 para a ala respiratória do HMNO, e cuidou de 120 pessoas que infelizmente não resistiram ao vírus. “Por outro lado, quase 720 dos pacientes internados na UR sobreviveram, graças em grande parte ao esforço da equipe de profissionais que atuam na Unidade, por isso temos que agradecer a todos eles”, lembrou recentemente o prefeito Leitinho.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE