NO: UBS do Alvorada tem vacina contra febre amarela

A partir desta semana, Nova Odessa conta com um novo local para vacinação contra a febre amarela. ??s terças-feiras, a imunização, que antes era feita na UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Manoel, passa a ocorrer no posto de saúde do Jardim Alvorada. Além do local, houve mudança também no horário de aplicação da vacina, que agora será feita no período da manhã. Nas quartas-feiras, a imunização segue sem alterações, acontecendo na UBS 1, no Centro, pela manhã.
“Queremos com esta alteração expandir o atendimento. Estávamos recebendo solicitações de moradores daquela região sobre disponibilização da vacina e, com esta mudança, acreditamos que atenderemos melhor nossa população”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.
Cocato explicou que a alteração no horário da vacina, que às terças-feiras ocorria no período da tarde e a partir desta semana acontecerá pela manhã, se deve a algumas inconsistências detectadas pela Secretaria de Saúde. “Identificamos alguns casos de pessoas chegando cedo para retirar senha e guardar lugar para outros pacientes. Entendemos que este não é o procedimento correto e estamos fazendo algumas alterações para corrigir esta situação”, afirmou. 
Segundo o secretário, além da alteração no horário da vacina, também foram instituídas algumas normas como exigência de carteira de vacinação e cartão de saúde do município do paciente no momento da retirada da senha. “Além disso, a senha será entregue apenas ao paciente a ser imunizado ou, no caso de crianças, dos pais ou adulto responsável”, disse. “Não será permitido guardar lugar ou pegar senha para mais de um paciente”, frisou. 
MAIS MUDAN??AS ??? Além da alteração no local de vacinação, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou também mudanças em relação ao reforço da vacina contra a febre amarela.
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner afirmou que o Ministério da Saúde anunciou na semana passada que seguirá recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para aplicação de dose única contra a doença. “Até então, pessoas que haviam recebido dose da vacina há mais de dez anos e que viajariam para áreas de risco estavam sendo vacinadas. Agora, o Ministério da Saúde determinou que quem já tomou uma dose da vacina, independente do tempo em que foi feita a imunização, não precisa de reforço”, explicou. “Quem tomou uma dose da vacina já é considerado imune”, continuou. 
Quem tiver dúvidas sobre a imunização pode ir até um posto de saúde com a carteira de vacinação e pedir para que um profissional verifique. “Lembrando que seguimos vacinando apenas pessoas que vão se deslocar para as áreas consideradas de risco”, disse Paula. 
No início do ano, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa alertou para riscos de reação à vacina contra a febre amarela, que pode causar desde uma reação sistêmica que vai de sintomas da doença até algo mais grave, podendo, inclusive, levar o paciente à morte. 
Febre, dores de cabeça, no corpo e atrás dos olhos são alguns dos sintomas da febre amarela que podem ocorrer após a imunização. 
A vacina pode ser aplicada em pacientes de nove meses a 59 anos. No entanto, pessoas com imunidade comprometida como pacientes em quimioterapia ou rádio, gestantes e mulheres amamentando, portadores de HIV/AIDS, em uso de corticoides ou alguma outra doença imunossupressora não podem tomar a vacina. 
Outra recomendação é que, por conta do sistema imunológico ser comprometido naturalmente a partir dos 60 anos, idosos também precisam passar por avaliação com clínico geral nos postos de Saúde. 

SERVI??O:
VACINA????O CONTRA FEBRE AMARELA ??s terças-feiras, a partir das 8h30, na UBS 5 ??? Rua das Imbuías, 65 ??? Jardim Alvorada ??s quartas-feiras, a partir das 7h30, na UBS I ??? Avenida Carlos Botelho, s/n ??? Centro 
Observações: Distribuição de senhas a partir das 7h apenas ao paciente a ser imunizado ou, no caso de crianças, aos pais ou adulto responsável.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE