NO traz programação especial na ‘Semana do Idoso’

Em comemoração ao Dia do Idoso (1º de outubro), a Prefeitura de Nova Odessa vai promover uma série de ações voltadas às pessoas acima dos 60 anos. A ‘Semana do Idoso’ tem início na próxima sexta-feira, dia 28, a partir das 9h, com a palestra “Será que é Alzheimer?”, sobre os primeiros sintomas da doença. Dois médicos irão abordar o tema, além de sortear brindes, no Clube da Melhor Idade.

Médicos recém-formados, Thiago Gomes e Mayra Aguilera Cardoso vão iniciar, a partir da palestra, um projeto voluntário de diagnóstico precoce e acompanhamento de possíveis sinais do Mal de Alzheimer em idosos que frequentam o Clube da Melhor Idade. Desse modo, poderão dar os encaminhamentos necessários junto à rede municipal de saúde para os que apresentarem os primeiros sintomas da doença.

A programação continua na segunda-feira, dia 1º, com ‘Dia da Beleza’ do Instituto Mix de Profissões, das 9h às 12h, no Clube da Melhor Idade. As atividades incluem escova e corte feminino, barbearia, maquiagem e design de sobrancelhas. Na terça, dia 2, tem café da manhã com apresentação da Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’ no Teatro Municipal Divair Moreira, a partir das 9h.

Paralelamente, o Clube da Melhor Idade traz, também na terça-feira, nova edição do projeto de ‘Papoterapia’, abordando o tema “Cuidados com a Pele”, às 14h. O médico do trabalho da Prefeitura de Nova Odessa, Wilson Urbini, trabalha o lado emocional dos idosos que frequentam o espaço de atividades oferecidas gratuitamente, através de rodas semanais de conversas e descontração.

Dia ??? O 1º de outubro foi escolhido para comemorar o Dia do Idoso porque é a data que marca a entrada em vigor da Lei n°10.741 (Estatuto do Idoso), no ano de 2003. “?? fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos”, destaca a coordenadora do Clube da Melhor Idade de Nova Odessa, Cristiane Mareschi Barbosa.

“Com o passar dos anos, cada vez mais a população brasileira e mundial está envelhecendo, o quê aumenta a expectativa de vida dos cidadãos. Desse modo, cresce o desafio do poder público e da comunidade em geral em lidar com as pessoas acima dos 60 anos de idade”, ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.

Nova Odessa recebeu no final do ano passado o Selo Inicial ‘Amigo do Idoso’, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa “SP Amigo do Idoso”, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal, a atualização cadastral do Cad??nico e ações/serviços socioassistenciais.

Atualmente o Clube da Melhor Idade tem mais de 1.050 idosos cadastrados e aptos a frequentar atividades como ginástica localizada, hidroginástica, natação, karatê, judô, vôlei adaptado, dança coreografada, canto, pilates, exercícios funcionais e de equilíbrio, além de Jogos de Mesa (dama, truco e dominó). A Secretaria do Clube fica na Rua Heitor Penteado, 199, Centro, e o telefone de contato é o (19) 3476-6053.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE