NO: Saúde abre inscrições para ‘Respire Saúde’

O programa “Respire Saúde”, idealizado pela Secretaria de Saúde de Nova Odessa para as pessoas que desejam parar de fumar, abre inscrições para novas turmas que começam em agosto. Os interessados em participar deverão se inscrever na recepção das Unidades Básicas de Saúde 2 (Jardim São Jorge), 3 (Jardim São Manoel) e 5 (Jardim Alvorada), de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

No grupo, por meio de reuniões de apoio, palestras e medicamentos, os participantes são motivados a abandonar o hábito. Há vagas para três turmas que se reúnem sempre às segundas-feiras, às 19 horas no Ambulatório de Especialidades do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acilio Carreon Garcia, ou às terças-feiras, às 8 horas na UBS 2 e às 14 horas na UBS 3.
A dentista Adriana Denadai Batista, que coordena o programa explicou que os interessados também poderão se inscrever direto no grupo no dia da primeira reunião. “Em caso de dúvida, é só procurar mais informações nas recepções das unidades 2, 3 ou 5. Os primeiros encontros estão marcados para os dias 6 de agosto (segunda-feira) e 7 (terça-feira) para apresentação da equipe e explicação sobre o funcionamento do projeto.
O cronograma de ações que vai até o mês de outubro, ainda prevê ações como palestra sobre o tabaco, consulta médica para avaliação do uso e reações dos medicamentos, consulta com enfermagem e palestras a respeito de câncer bucal com dentista, sobre abstinência com psicóloga e alimentação saudável com nutricionista. Os pacientes ainda recebem medicação oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Adriana, os dados do “Respire Saúde” apontam que cerca de 60% dos participantes conseguem parar de fumar. “Depende da persistência da pessoa. Grupos de amigos ou familiares que participam juntos também possuem um melhor histórico de recuperação, pois um ajuda o outro”, acrescentou.
O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, afirmou que o programa possui uma metodologia que oferece todo o apoio necessário para a pessoa deixar de fumar e adquirir mais qualidade de vida. “Fumar prejudica a saúde em diferentes níveis, inclusive comprovadamente com o câncer. Muitas pessoas desejam parar, mas não conseguem sozinhas. O grupo é a melhor forma de conseguir”, afirmou ele.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE