NO: Pref incentiva uso de combustíveis renováveis

A Prefeitura de Nova Odessa está incentivando a utilização de combustíveis renováveis e de menor impacto ambiental nos veículos automotores da frota pública municipal. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza editou decreto no último dia 26 regulamentando o uso de combustíveis não-fósseis (etanol e biodiesel) nos veículos oficiais, a partir de 2019 e em regime progressivo anual de 5%, até regular todos.
A medida compreende todos os veículos automotores a serviço da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, tanto os de propriedade do Município quanto os cedidos mediante contratos de locação, leasing ou qualquer forma de cessão. São considerados combustíveis fósseis todos aqueles formados pela decomposição de matéria orgânica, dividindo-se em três grandes grupos: carvão, petróleo e gás natural.
Diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela explica que a determinação é gradual e tem objetivos sustentáveis. “?? uma maneira de incentivar os veículos ‘flex’ da frota a usarem como prioridade o etanol”, frisa. “Além disso, os veículos movidos a diesel alterar para biodiesel gradativamente”, acrescenta a diretora. A orientação é para a compra de veículos preferencialmente bicombustíveis, chamados de ‘flex’. “Claro, tudo isso depende da disponibilidade do combustível no mercado”, pondera.
De acordo com a diretora, a medida adotada pela Prefeitura visa à contribuir com o meio ambiente. “O etanol e o biodiesel são alternativas limpas e renováveis, se comparados com a gasolina e o diesel”, detalha Fernanda Dagrela. “A vantagem ambiental é que poluem menos. O processo de combustão emite menos poluentes, afetando em menor intensidade a saúde humana e do planeta”, completa.
Presidente do Consórcio da Bacia dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), além do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos), o prefeito Bill defende a medida. “Esse decreto vai ao encontro de uma série de ações ambientalmente sustentáveis que estamos adotando na gestão”, ressalta. “?? preciso cada um dar a sua contribuição, para o bem de todos”, finaliza. Dos 143 veículos da frota da Prefeitura, são 32 movidos a gasolina, 46 flex e 65 a diesel.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE