NO: Parque Ecológico recebe manutenção

O setor de Parques e Jardins, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa, iniciou nesta segunda-feira (16) uma manutenção geral no Parque Ecológico Isidoro Bordon. O trabalho, que será concluído nesta terça, inclui poda de árvores e plantas, roçagem e retirada de folhas e galhos. Ao todo, cerca de 20 pessoas estão atuando nessa força-tarefa.

“Nós sempre realizamos a limpeza periódica no Parque Isidoro Bordon, mas esse é um trabalho um pouco mais amplo. A última vez que fizemos essa manutenção geral foi em janeiro, quando temos o período de chuvas e o mato cresce mais rápido. Agora, no período seco, por outro lado, caem muitas folhas e muitos galhos”, explicou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela.

O Parque Ecológico Isidoro Bordon, que é um dos principais espaços de lazer de Nova Odessa e possui a certificação de Zoológico Municipal pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), recebe, em média, três mil visitantes todos os meses. Esse número sobe para quatro mil durante as férias escolares de julho e chega a cinco mil no final do ano.

TUCANOS. Além da manutenção geral, os três tucanos que habitam o local estão ‘de casa nova’. O recinto foi construído visando melhor acomodação e alimentação, com mais espaço e novo layout para melhor aproveitamento da luz do sol e do ambiente. De um lado estão dois exemplares da espécie tucano-toco, conhecida pelo grande bico alaranjado. Do outro, vive um representante da espécie bico-verde.

As três aves chegaram ao parque depois de terem sido apreendidas pela Polícia Ambiental em situação de risco. Agora readaptadas, vivem em situação estável. Um dos tucanos foi atingido por uma linha de pipa com cerol e teve metade de uma das patas amputadas. “Sem poder ser devolvida à natureza devido ao ferimento, essa ave foi operada, recuperada e agora vive bem em nosso zoológico”, contou a veterinária Paula Facciuli, que fez a cirurgia na ave.

Nos casos de denúncias de maus tratos a animais silvestres, o local abriga provisoriamente espécies da fauna local, em trabalho conjunto da Polícia Militar Ambiental, Setor de Zoonoses e Defesa Civil. O Parque Ecológico fica aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 7h às 17h, localizado na Rua João Bolzan, 475, no bairro Mathilde Berzin. O telefone para contato é 3466-0917.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE