NO: Paixão de Cristo reúne 3 mil pessoas

“A gente recuperou um evento que estava comprometido e deu força para ele continuar acontecendo nos próximos anos”. Assim definiu o diretor de Cultura e Turismo de Nova Odessa, Cícero Edno, avaliando a peça da Paixão de Cristo em 2018, que desta vez foi encenada em seis dias e com capítulos interpretados por fiéis das igrejas Católica, Batista, Quadrangular e Adventista. O público total do espetáculo feito de modo ecumênico foi de aproximadamente 3 mil espectadores.

“Acho que não podia ser melhor”, avalia Cícero. “O público está contente no geral. Temos algumas avaliações negativas, demonstradas mais na Internet, mas são todas referentes a situações simples, reparáveis e contornáveis”, considera. A parte inicial ocorreu no Teatro Municipal Divair Moreira e o encerramento se deu em caminhada pública pela área central, terminando na Praça dos Três Poderes.

Por meio da Diretoria de Cultura e Turismo, a Prefeitura organizou a programação do espetáculo com o intuito de unificar os segmentos religiosos cristãos predominantes no país. Além das igrejas, foram convidados clubes de serviço e entidades assistenciais. “Independente da participação efetiva das igrejas, quisemos que fosse um espetáculo pra todos da sociedade. A peça transmite valores universais”, frisa.

PARTES ??? Cada denominação religiosa encenou um trecho, com elenco e roteiro próprios, obedecendo à sequência de fatos da Bíblia Sagrada. A Diretoria de Cultura e Turismo optou pela encenação em locais diferentes também como forma de descentralizar a peça, tradicionalmente exibida em frente da Praça dos Três Poderes. “Foi também uma maneira de envolver mais comunidades”, acrescenta Edno.

A programação teve início no último dia 25, no Teatro Municipal Divair Moreira, com a encenação do trecho de ‘Batismo’. Na segunda-feira (26), a Igreja Católica Santa Josefina Bakhita trouxe as partes referentes à ‘Milagres e Curas’. Na terça (27), a Igreja Adventista encenou ‘Salomé e João Batista’. Na noite da quarta-feira (28), a Igreja Batista Central apresentou a ‘??ltima Ceia’.

A programação teve quinta-feira (29), na Igreja Quadrangular, o trecho do ‘Julgamento’. Por fim, na sexta-feira, dia 30, feriado da Paixão de Cristo, teve a ‘Crucificação’ apresentada na Praça dos Três Poderes, precedida do ‘Caminho de Calvário’ pela Avenida João Pessoa. A parte final foi realizada em forma de caminhada e as pessoas puderam interagir no caminho dos atores. “Pretendemos continuar no próximo ano, contando de novo com o envolvimento da comunidade religiosa”, conclui.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE