NO já vacinou 56% do público alvo contra sarampo e pólio

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa comemora os resultados obtidos após o “Dia D” contra sarampo e poliomielite realizado no último sábado, 18. Desde o início da campanha, com o plantão de atendimento no dia 4 de agosto e atendimento diário nas unidades básicas de saúde (UBS’s), a cobertura vacinal contra pólio é de 56,38%, com 1.466 crianças imunizadas.

No mesmo período, contra o sarampo 55,31% das crianças já foram vacinadas, totalizando 1.448 doses aplicadas. A cobertura novaodessense já é maior do que a média nacional, que ficou em 40% após o “Dia D”. Até o dia 31 de agosto, todas as unidades continuarão vacinando normalmente. A estimativa é imunizar 2.600 crianças de 1 ano a menores de 5.

De acordo com a enfermeira Paula Mestriner, responsável pela Vigilância Epidemiológica, os dados são positivos, porém, metade da população esperada ainda precisa comparecer aos postos para levar as crianças. “A vacinação é obrigatória. Temos observado uma redução da sua importância, porém ressaltamos a importância de imunizar devidamente para a prevenção e controle de doenças”, explicou.

O secretário de saúde, Vanderlei Cocato, destaca que a cidade não registrou casos das doenças, contudo, o Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018, com sete mortes no total. “Contra a poliomielite ou paralisia infantil, trata-se de uma precaução, uma vez que o país tem esse vírus como erradicado. Porém, vacinar é cuidar. Por isso esperamos que a população ainda compareça para imunizar suas crianças”, destacou.

A campanha de reforço contra o sarampo e a poliomielite acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no calendário do Ministério de Saúde. No entanto, este ano, a campanha é ainda mais importante com a volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite. No caso do sarampo, a recomendação é para que a vacina seja aplicada mesmo em quem já tomou a dose anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE