NO conquista certificação ‘Município Verde-Azul’

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa estiveram em São Paulo nesta quinta-feira (20) para receber, do Governo do Estado, a certificação de ???Município Verde-Azul???. A cidade é a 32ª melhor colocada, entre mais de 600 municípios paulistas, pela adoção de boas práticas ambientais durante todo o ano. Trata-se da melhor colocação no ranking estadual em toda a história de Nova Odessa.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa ???Município Verde-Azul??? tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental através da elaboração e execução de políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável. O projeto confere, anualmente, uma nota ambiental aos municípios paulistas, que vai de zero a 100.

Para a pontuação, são levadas em consideração dez diretivas, nas quais se avaliam ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. O selo reconhece a boa gestão ambiental e garante à Prefeitura a prioridade na captação de recursos na área.

Nos últimos cinco anos, é o 4º em que Nova Odessa conquista a certificação. Da 323ª colocação, em 2013, a cidade chegou a ser 39ª por duas vezes e agora alcança o 32º lugar, com 85,63 pontos. ???O título de ???Paraíso do Verde??? nos foi dado muitos anos atrás, pela quantidade de árvores. Mas nos últimos anos avançamos muito, com as boas práticas ambientais adotadas???, destaca a diretora, Fernanda Dagrela.

O secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, recebeu com muita satisfação o selo e o posicionamento histórico no ranking estadual. ???São coisas do dia a dia que fazemos e que tem que comprovar ao Governo do Estado???, reforça. ???Além de receber a certificação, de extrema importância, melhoramos a nossa posição cada vez mais, e o principal: beneficiando a natureza???, acrescenta o dirigente ambiental.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza é presidente do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), além de reeleito para continuar comandando o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos). ???O nosso governo avança com pequenas, médias e grandes ações de meio ambiente???, destaca. ????? uma luta permanente e diária, para manter a boa qualidade de vida da população e o crescimento sustentável e ambiental???, completa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE