NO conclui rede de esgoto em 7 bairros de chácaras

(Foto ilustrativa)
O último dos sete bairros de chácaras programados para receber a instalação da rede coletora de esgoto sanitário em Nova Odessa, o Bosque dos Eucaliptos, teve iniciada a benfeitoria esta semana. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza visitou na quarta-feira (21) a obra que a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) investe R$ 120,023 mil. São 61 propriedades, em um total aproximado de 300 habitantes beneficiados, que deixarão de utilizar as fossas sépticas.
Antiga reivindicação dos moradores, a benfeitoria é também uma preocupação ambiental do Município, para que não haja mais riscos de contaminação do lençol freático com a utilização das fossas. O investimento feito pela Coden prevê que a empresa contratada através de processo licitatório, a Adam Nicholas Urbano ME, forneça os equipamentos e a mão-de-obra necessários.

O serviço de ampliação do sistema de esgotamento sanitário tem investimento total de mais de R$ 3,5 milhões e já havia sido realizado nos bairros de chácaras Campo Belo (98 ligações de esgoto), Recanto Ceci (69), Vale dos Lírios (119), Chácaras Central (30), Recanto Solar (224) e Parque dos Pinheiros (150). No total, são aproximadamente 750 chácaras beneficiadas, alcançando 3 mil moradores.

Após a conclusão das obras, os moradores serão autorizados a fazer a interligação dos imóveis à rede pública coletora de esgoto, serviço este custeado pelos próprios donos das chácaras. A legislação estabelece ao proprietário o custeio e autoriza a Coden a cobrar a tarifa (de coleta e afastamento) pela disponibilidade do serviço, independente da interligação já ter sido realizada ou não.

Através de Estação Elevatória, todo o esgoto desses bairros é bombeado até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, onde recebe o tratamento para depois ser despejado no ribeirão em forma de água limpa. “?? um serviço importante a esses bairros de chácaras. Além da questão ambiental, o imóvel acaba valorizado por ter a rede coletora de esgoto”, destaca o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Presidente do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza ressalta a benfeitoria. “Estamos investindo para ampliar o saneamento básico e levar mais qualidade de vida aos moradores dos bairros de chácaras”, observa. Bill também preside o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos). “?? ainda um grande avanço ambiental, porque o uso da rede de esgoto acaba com as fossas”, completa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE