NO: Com ou sem autoridades federais ETE Quilombo será inaugurada dia 14 de dezembro

Agora é oficial, a Coden de Nova Odessa inaugura a ETE Quilombo no dia 14 de dezembro, às10h, independente da presença ou não de autoridades do governo federal. A prefeitura fez convites a presidente Dilma Rousseff e alguns ministros, e chegou a retardar a data de entrega da obra na esperança de um sinal positivo do Palácio do Planalto. A ETE Quilombo, é a maior obra pública de Nova Odessa e deve tratar 100% do esgoto doméstico produzido na cidade. O investimento total é de R$ 24 milhões, oriundo da prefeitura, Coden, Comitê PCJ e Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

OBRA A ETE Quilombo está em fase de testes biológicos e já trata pequenas quantidades de esgoto oriundas da bacia do Córrego Recanto. Em breve, ela passará a tratar 100% do esgoto doméstico urbano da cidade, através do interceptor de esgoto do Ribeirão Quilombo, em fase final de obras. Localizada no ponto mais baixo do território novaodessense, 98% do esgoto chega ao local sem necessidade de bombeamento, o que economiza energia elétrica. Ela tem a mais moderna tecnologia encontrada em estações de tratamento de esgoto públicas atualmente, o sistema holandês U-Box. O índice de redução de material orgânico chega aos 96%, considerado excelente pelos padrões atuais.

A estação é, até o momento, a maior obra pública do Brasil a adotar esta tecnologia, considerada a melhor disponível para países tropicais. Esta tecnologia não demanda a construção de lagoas a céu aberto, pois os dois tipos de reatores (um com bactérias anaeróbias, que não respiram oxigênio, e outro com bactérias aeróbias, que respiram oxigênio) estão no mesmo tanque de concreto armado, ???empilhados???, o que economiza espaço físico. Totalmente automatizado e com baixo impacto ambiental, o sistema U-Box praticamente não gera odores, pois conta com queimador de gás, consome pouca energia, não gera ruídos e pode ser operado por uma equipe reduzida.

Nesta primeira fase, foram construídos dois módulos U-Box, cada um com capacidade para o esgoto de 25 mil pessoas, totalizando 50 mil habitantes (toda a população urbana da cidade). Algumas sugestões dos engenheiros da prefeitura e Coden foram incorporadas à tecnologia U-Box, como o tanque de segurança com capacidade para armazenar até 3,5 horas da vazão máxima da ETE e a instalação de aeradores adicionais na parte superior do tanque principal. Apenas o tanque principal consumiu 1.000 m3 de concreto e possui dimensões de 30,1 metros de cumprimento por 18,5 metros de largura por 9 metros de altura. Já está garantida a construção de uma 2ª fase da ETE Quilombo, com recursos do PAC do Governo Federal, que vai elevar sua capacidade para 75 mil pessoas através da construção de um terceiro módulo U-Box.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE