NO: Campanha 2020 de dedetização começa dia 6 de janeiro

A Prefeitura de Nova Odessa inicia no próximo dia 6 de janeiro a campanha 2020 de dedetização contra ratos e baratas no município. A primeira etapa da ação se estenderá até 7 de março e vai atingir todas as regiões. O trabalho será executado pela Combatec Controle de Pragas e Higienização, empresa contratada pela Coden, que é responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos na cidade.

Capuava, Alvorada, Santa Rita I, condomínios Firenze e Nápoles, Jequitibás, Santa Rita II, Monte das Oliveiras, Residencial das Árvores (Ipê Branco, Ipê Amarelo e Ipê Roxo) e Jardim dos Ipês serão os primeiros bairros visitados pela equipe de dedetização. Nesses locais, a aplicação do veneno correrá até do dia 20 de janeiro (veja o cronograma abaixo).

A veterinária Paula Faciulli, coordenadora do Setor de Zoonoses e do programa de controle de pragas urbanas do município, explica que, na primeira fase da campanha, os trabalhos serão concentrados no combate a baratas. O trabalho de desbaratização é realizado nas tubulações de esgoto, por meio de poços de visita, bueiros e bocas de lobo.

A coordenadora chama a atenção para medidas que devem ser adotadas pelos moradores durante a desbaratização. “Quando o veneno é lançado na rede de esgoto, baratas e outros insetos tentam fugir, em busca de outro local para sobrevivência. Por isso, é fundamental que todos os ralos da casa fiquem fechados durante o processo”, explicou a veterinária.

Segundo a coordenadora, o combate aos ratos será realizado logo após o encerramento do cronograma de desbaratização e seguirá a mesma sequência de bairros. A campanha de controle de pragas urbanas é realizada duas vezes por ano no município.

A chefe do Setor de Zoonoses afirma que a população pode ajudar no combate às pragas mantendo a casa limpa e não deixando louças com restos de comida na pia.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, chama a atenção para a importância da dedetização. “O combate a ratos, baratas e outras pragas urbanas é um dos pilares para garantia de saúde à população. As baratas atraem os escorpiões, que podem se tornar grandes ameaças no ambiente doméstico, principalmente para as crianças. Os ratos são transmissores de doenças graves, além de danificarem roupas e móveis”, disse Cocato.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o rato pode transmitir mais de 200 doenças. A leptospirose, as hantaviroses e a peste estão entre as mais comuns.

Confira a programação:

6 a 20/1 –  Capuava, Alvorada, Santa Rita I, condomínios Firenze e Nápoles, Jequitibás, Santa Rita II, Monte das Oliveiras, Residencial das Árvores (Ipê Branco, Ipê Amarelo e Ipê Roxo) e Jardim dos Ipês.

20 a 27/1 – Palmeiras, São Manoel, Altos do Klavin, Parque Residencial Klavin e 23 de Maio.

27/1 a 5/2 – Maria Raposeiro Azenha, ??den, Campos Verdes, Vila Nova, Lopes Iglesias, Green Village, Letônia e Jardim Conceição.

5 s 12/2 – Campo Belo, condomínios Hípica, Primavera e Imigrantes, Maria Helena, Bela Vista, Santa Rosa, Europa e Centro.

12 a 21/2 – Condomínio Cerejeiras, Marajoara, Novos Horizontes, Mathilde Berzin, Planalto, Parque Fabrício, Distrito Industrial e Jardim Eneides.

21/2 a 7/3 – São Francisco, Residencial Fibra, Santa Luiza I e II, Nossa Senhora de Fátima, Triunfo, São Jorge, Flórida, Vila Azenha e Fadel

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE