NO: Atletas disputam finais dos Jogos Regionais do Idoso

Quatro atletas vão representar Nova Odessa na grande final estadual dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) 2019, que será realizada em Jundiaí. Com idades entre 60 e 97 anos, eles disputarão medalhas na natação e no dominó. A etapa decisiva da 23ª edição da competição começa neste domingo (8) e se estende até a próxima quinta-feira (12). A organização dos Jogos estima a participação de aproximadamente 4 mil pessoas, entre atletas e treinadores, de 200 cidades do Estado, classificados para a disputa  em 14 modalidades esportivas.

Sebastião Guimarães dos Santos, de 97 anos, e Roque Ferreira Rodrigues, 82, são as esperanças de ouro para a natação novaodessense. Eles foram campeões na etapa regional dos Jogos, disputada em maio em São João da Boa Vista, e chegam a Jundiaí com grandes chances de medalha. Santos vai nadar os 25 metros livre e Rodrigues, os 25m costas. Em São João, além do ouro no nado costas, Rodrigues foi bronze no nado livre. As finais terão um sabor especial para Santos, que fez aniversário na última terça-feira (3).
No dominó, as chances de medalha estão depositadas em Iracema Pequena dos Santos, 80, e Maria Oliveira dos Santos Souza, 60. Iracema é pequena só no nome. A jogadora é umas das referências da modalidade em Nova Odessa e capitã da dupla que conquistou o primeiro ouro da Melhor Idade novaodessense na etapa preliminar da competição.

Para a professora Carine Piveta, técnica do time de Nova Odessa, o município tem boas chances de medalha. “Vamos para Jundiaí acreditando, sim, na possibilidade de conquistas tanto na natação como no dominó. O excelente desempenho na fase regional, em São João da Boa Vista, mostrou que temos plenas condições de competir e brigar pelo pódio”, avaliou Carine, que contará com o auxílio do professor Joel Prado na condução da equipe.

Presente na etapa regional, o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta, está confiante. “Nossos nadadores estão muito bem e as meninas do dominó formaram uma dupla incrível, como pudemos acompanhar em São João. Estarei na torcida para que tenham um bom desempenho nas finais”, afirmou o secretário de Esportes.

Idealizadora do Clube da Melhor Idade, casa e centro de treinamento dos atletas, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, desejou boa sorte aos competidores. “Os atletas da Melhor Idade são exemplos para todos nós. Chegar às finais de uma competição com milhares de atletas do Estado inteiro já é uma vitória, mas acredito que podemos ganhar”, comentou Andréa Souza.

Além de natação e dominó, o Clube oferece gratuitamente sessões de auriculoterapia, aulas de ginástica localizada, hidroginástica, yoga, karatê, judô, vôlei adaptado, dança coreografada, canto, pilates, exercícios funcionais e de equilíbrio, dama e truco. São mais de dois mil idosos cadastrados e aptos a frequentar as modalidades.

As finais do dominó começam na segunda (9) e serão disputadas em partidas eliminatórias. Quem vencer avança às próximas fases, na terça (10) e na quarta (11). Já as provas de natação ocorrerão todas na manhã de terça-feira. Além dessas duas modalidades, a 23ª Final Estadual terá briga por medalhas no atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, malha, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Nas seletivas, em São João da Boa Vista, Nova Odessa conquistou seis medalhas – três de ouro (duas na natação e uma no dominó feminino) e três bronzes (dominó masculino e natação). O município integra a 4ª Região Esportiva do Estado, ao lado de 66 cidades.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE