NO: Alunos vão receber apostilas para estudar em casa

 NO: Alunos vão receber apostilas para estudar em casa

Estudantes da rede municipal de ensino de Nova Odessa recebem a partir desta sexta-feira (24) apostilas com conteúdo previsto no calendário escolar 2020, para que possam estudar em casa. O material impresso será entregue a todos os estudantes do município, na respectiva escola em que cada aluno estuda. A medida faz parte do programa “Aprender em Casa”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município para minimizar perdas no aprendizado durante a pandemia do novo coronavírus. A elaboração das atividades apostiladas está prevista na Resolução 1/2020, publicada na edição eletrônica do ‘Diário Oficial do Município’ do último sábado (18).

Para retirar a apostila, o pai ou responsável deverá ir à escola onde o aluno estuda nesta sexta-feira, respeitando os seguintes horários: Fase I da educação infantil, das 7h às 8h; Fase II, das 8h às 9h; 1º ano do ensino fundamental, das 9h às 10; 2º ano, das 10h às 11h; 3º ano, das 11h às 12h; 4º ano, das 13h às 14h; 5º ano, das 14h às 15h; e creche , das 13h às 16h. “As famílias que não tiverem disponibilidade nos horários estabelecidos poderão fazer a retirada até as 17h, mediante contato prévio com a escola. Além disso, as unidades escolares estarão abertas das 8h às 16h de segunda-feira (27) para aqueles que ainda não tiverem retirado”, explicou a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo.

De acordo com a secretária de Educação, as atividades serão consideradas obrigatórias e foram planejadas e desenvolvidas pelos professores de todas as escolas do município, de acordo com os projetos pedagógicos de cada nível de ensino. “Com exceção dos alunos de 0 a 3 anos, que estão na creche, as atividades serão corrigidas e comporão o processo de acompanhamento da aprendizagem dos alunos”, afirmou a gestora da Educação.

Claudicir explica que o material impresso foi desenvolvido para diante da imprevisibilidade do fim da pandemia. “Antecipamos o recesso escolar e, agora, diante da prorrogação da quarentena no Estado, precisamos adotar medidas para que nossos alunos não sejam tão prejudicados. Em março, criamos uma plataforma digital [site ‘Aprender em Casa’], onde disponibilizamos atividades complementares, não obrigatórias, para os alunos. Agora, produzimos apostilas para que todos tenham acesso”, destacou a secretária.

Segundo a secretária, o material foi elaborado seguindo normas estabelecidas pelo Governo do Estado para escolas durante a pandemia. Os conteúdos são elaborados pelos professores sob supervisão das diretorias de Educação Infantil, Ensino Fundamental e de Gestão Pedagógica e Educação Especial da secretaria.

PLATAFORMA DIGITAL. Está no ar desde 24 de março o site ‘Aprender em Casa’ (www.novaodessa.sp.gov.br), plataforma digital por meio da qual a Prefeitura disponibilizou atividades complementares para os alunos da rede municipal de ensino durante o período de recesso escolar, antecipado de julho para março em função da pandemia. A página possui exercícios em disciplinas como matemática e língua portuguesa, além de brincadeiras, jogos e dicas de prevenção ao coronavírus, com vídeos e ilustrações lúdicas.

Relacionados

Leave a Reply