Nebulização contra mosquito da dengue no Jardim América II

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), continua com diversas ações diárias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta terça-feira (16), a nebulização com inseticida está sendo realizada novamente no bairro Jardim América II, onde novos casos foram confirmados e ainda estão no período de transmissão.
O município vivencia um cenário epidêmico de dengue, considerando que os números da doença atingiram patamares que, tecnicamente dispensam os serviços de assistência de realizar o exame para confirmação dos casos, sendo classificados apenas por critério clínico-epidemiológico. Dados atualizados em 15 de abril indicam 681 caso positivos de dengue em Americana.
Após concluir os trabalhos no Jardim América II, a nebulização segue para o bairro Antônio Zanaga. ???Ressaltamos que são múltiplas as ações desenvolvidas pela equipe do PMCD, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue???, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.
Entre os dias 1º e 15 de abril, foram realizados os trabalhos em 4.266 imóveis em área de transmissão, sendo realizados nebulização em 539 imóveis e o bloqueio controle de criadouros e busca ativa em 3.727 residência, que é uma ação feita quando existem casos suspeitos e positivos antes de receberem a nebulização. Além disso, nesse mesmo período, foram vistoriados 2.625 imóveis na rotina do casa a casa e mais 1.098 imóveis para a Avaliação de Densidade Larvária (ADL).
???Concomitantemente são visitados os Pontos Estratégicos, como borracharias, depósitos de reciclagens, floriculturas, e os Imóveis Especiais, que são escolas, hospitais e outros de interesse ao controle do vetor Aedes Aegypti, além dos atendimentos aos pedidos feitos por meio do SAC da Prefeitura???, informou Jorge.
Em caso de imóveis ou áreas suspeitas, a população deve contatar o SAC da Prefeitura, pelo número 3475-9024.
Conscientização
O Plano de Ação de Combate ao Aedes Aegypti também prevê o programa Informação, Educação e Comunicação (IEC), que trabalha a conscientização dos moradores. Nesta quarta-feira (17), a equipe estará na EMEF Florestan Fernandes, no bairro Morada do Sol, com apresentação de teatro de fantoches, palestra e exposição de maquete, simulando possíveis criadouros na residência, larvas vivas e ciclo evolutivo do mosquito.
Já no dia 27, sábado, a ação educativa acontece na Pastoral da Criança da Vila Amorim, das 8 às 14 horas, e no Supermercado São Vicente da Praia Azul, das 15 às 21 horas.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta e persistente, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, sendo que em alguns casos podem ocorrer náuseas, vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de suspeita, pede-se para evitar a automedicação, já que os analgésicos à base de ácido acetilsalicílico podem provocar hemorragias graves. O ideal é procurar pelo serviço de saúde, para que seja prescrita a medicação adequada, ingerir líquido em abundância e permanecer em repouso.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE