Índice Geral de Preço sobe em setembro

O Índice Geral de Preços-10 registrou elevação de 1,05% em setembro, após alta de 0,15 por cento em agosto, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas. Entre os componentes do IGP-10, o Índice de Preços ao Produtor Amplo-10 (IPA-10) subiu 1,46 por cento, ante alta de 0,19 por cento em agosto. 
O Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10) avançou 0,22 por cento, após variação negativa de 0,07 por cento no mês anterior. Já o Índice Nacional de Custo da Construção-10 (INCC-10) desacelerou ligeiramente a alta a 0,34 por cento, ante 0,35 por cento anteriormente. 
IPC-S – A FGV também informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu 0,27 por cento na segunda quadrissemana de setembro, depois de avançar 0,25 por cento no período anterior.

O destaque ficou para o grupo Transportes, cujos preços caíram 0,09 por cento, queda menor que o 0,17 por cento da apuração anterior.
Nesta classe de despesas, destacou-se o comportamento do item seguro facultativo para veículo, cuja taxa passou de recuo de 0,87 por cento para alta de 1,00 por cento.

O impacto da valorização recente do dólar sobre a inflação continua sendo motivo de preocupação em relação aos preços, com avaliações de que isso já estaria acontecendo no atacado. A expectativa gira agora em torno de em qual medida isso chegará à inflação ao consumidor. 

Fonte: Reuters

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE