Edit

Nathália quer parcelamento do ITBI

A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou uma emenda ao projeto de lei nº 93/2021, de autoria do Poder Executivo, que promove alterações no Sistema Tributário do Município. O projeto está em tramitação na Câmara, na fase de análise pelas comissões e elaboração de emendas, e atualiza a legislação municipal em adequação a novas leis federais.

 

Na emenda, Nathália acrescenta artigo à lei possibilitando o parcelamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) em até quatro pagamentos. Atualmente, o tributo só pode ser pago à vista – o que, segundo a parlamentar, faz com que muitas pessoas deixem de pagar o imposto, correndo o risco de perder o imóvel.

 

“Com a finalidade de minimizar custos os contratantes acabam firmando os chamados ‘contratos de gaveta’, em que o imóvel é transferido para o comprador por meio de contrato particular, sem a lavratura de escritura pública e o registro no cartório. Ocorre que a aquisição informal traz sérios riscos, como a venda do imóvel para outra pessoa, a penhora do bem por dívida do antigo proprietário ou ainda o imóvel ser inventariado e destinado a herdeiros”, comenta.

 

Segundo Nathália, o parcelamento do ITBI facilitaria o pagamento e serviria como incentivo para que os proprietários regularizem os imóveis. “Cabe aos gestores públicos elaborarem políticas que facilitem a regularização, o que estamos buscando com esta emenda. Além disso, a medida pode aumentar a arrecadação do município, tendo em vista que será um atrativo para que o contribuinte efetivamente recolha o imposto”, conclui.

A parlamentar estipula ainda na emenda que o parcelamento só será autorizado para imóveis que não possuam débitos com o município e que o registro do instrumento que servir de base para a transmissão do imóvel só será autorizado após o pagamento integral do imposto. A emenda será discutida e votada pelos vereadores junto ao projeto de lei em plenário, durante sessão ordinária.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE