Nasa lança sonda que vai ‘lamber’ o sol

Agência Espacial norte-americana (NASA) lança sonda que vai estar mais perto do Sol. A partida do figuetão Delta IV, que transporta a “Parker Solar Probe”, aconteceu este domingo, pelas 03:31 em Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos (eram 08:31 horas da manhã em Lisboa).
Cerca de quatro minutos depois, todas as etapas do processo de lançamento estavam cumpridas e a separação ocorreu entre o foguetão e a sonda. Os painéis solares da sonda foram acionados para produzir a energia suficiente para esta históriaca viagem da NASA rumo ao sol.
O sucesso da operação foi celebrado no hangar de lançamento ao som de “Here Comes the Sun” dos britânicos The Beatles, revelou a NASA.
Pela primeira vez, a NASA deu a uma sonda o nome de uma pessoa que está viva, neste caso o do astrofísico norte-americano Eugene Parker, de 91 anos.
Parker é o ‘pai’ do conceito de vento solar que a sonda se propõe observar mais a fundo, ao ‘viajar’ até bem perto da coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela, mais quente do que a sua superfície e de onde ‘saem’ partículas energéticas, sobretudo eletrões e protões
A sonda “Parker Solar” vai aproximar-se o suficiente do astro-rei para captar a variação da velocidade do vento solar e permitir a análise do “berço” das part´iculas solares de maior energia.
Preve-se que a “Parker Solar” chegue em novembro à posição prevista para começar recolher as informações pretendidas sobre os ventos solares.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE