‘Mutirão da Próstata’ no domingo 25

Neste fim de semana, a saúde do homem recebe atenção especial em Sumaré, dando continuidade à programação da campanha Novembro Azul. Duas unidades de saúde do município estarão com atividades no sábado, dia 24, e, no domingo, dia 25, o Movimento Azul & Rosa, em parceria com a Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade, realiza o ???Mutirão da Próstata??? na Praça Manoel de Vasconcellos, no Centro. O mutirão oferecerá 350 exames gratuitos de PSA (Antígeno Prostático Específico) a homens acima de 45/40 anos. Já as unidades de saúde realizarão testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, avaliação bucal, palestras sobre câncer de próstata, entre outras ações de conscientização e prevenção.

???Sabemos que os homens vão com menos frequência ao médico, dificilmente realizam check ups, e, neste Novembro Azul, queremos incentivá-los a cuidar da própria saúde, assim como da autoestima também. Convidamos todos os homens a participarem das ações e todas as mulheres, que já deram o exemplo no Outubro Rosa, a motivarem os homens da família a realizarem os exames de rotina e prevenção???, incentivou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben. ???Cuidar da saúde também é coisa de homem???, completou o prefeito Luiz Dalben.
No sábado, as atividades acontecem no CS II (Centro de Saúde II), no Centro da cidade, e na Associação de Moradores do Parque Itália, em uma ação promovida pela USF (Unidade de Saúde da Família) do Salerno.
O CS II estará aberto das 8h às 11h, oferecendo com um delicioso café da manhã para os homens e até mesmo serviços de beleza ??? tudo gratuito. Além disso, o enfermeiro Fabio Paixão realizará palestra sobre o câncer de próstata e serão ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite aos interessados, além de avaliação bucal. Os homens também serão triados e orientados para coletarem exame PSA durante a semana. O endereço da unidade é Rua Antonio do Valle Melo, nº 1.510, Centro.
Já a USF Salerno realizará outra importante ação na Associação de Moradores do Parque Itália (Rua José Vieira dos Santos, nº 116, Parque Itália). Das 8h às 16h, as equipes da unidade de saúde estarão no local também com café da manhã, serviços de aferição de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, palestras sobre câncer de próstata e sobre a saúde do homem.
 
MUTIR??O DA PR??STATA
No domingo, dia 25, o Movimento Azul & Rosa realiza o ???Mutirão da Próstata???, das 7h às 12h, na Praça Manoel de Vasconcellos, em frente ao Laboratório Rebouças. Serão oferecidos, gratuitamente, 350 exames de PSA, além de orientação para a saúde com profissionais, atendimento jurídico pela OAB Solidária, alongamento e orientação para atividade física.
A coleta de PSA é um exame de sangue simples, que serve para diagnosticar alterações na próstata, inclusive o câncer em fase inicial. Em caso de alguma alteração, os médicos encaminham os pacientes para exames mais específicos como ultrassonografias e exames de toque.
Para participar do mutirão, basta ser homem, morador de Sumaré e ter mais de 45 anos (a idade diminui para 40 anos caso tenha familiares que apresentaram câncer de próstata). Para realizar o exame, os homens precisam atender às seguintes condições:
– Jejum de pelo menos 3 horas;
– Não ter ejaculado nas últimas 48 horas;
– Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos 2 dias;
– Não ter andado de motocicleta ou a cavalo nos últimos 2 dias;
– Não ter usado supositório nos últimos 3 dias;
– Não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos 3 dias;
– Não ter feito cistoscopia nos últimos 5 dias;
– Não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos 7 dias;
– Não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
– Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
– Não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
– O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
A Prefeitura de Sumaré ressalta que, durante todo o ano, os homens de Sumaré podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para realizar o exame de PSA.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE