Museu da Imigração reformado e pintado

O Museu da Imigração de Santa Bárbara d???Oeste passa por reforma e pintura. Os serviços consistem na manutenção e pintura da parte interna, externa, ferragens, portas e janelas do espaço cultural. Por conta da obra, o Museu ficará fechado neste mês. Considerado um dos prédios de maior importância histórica do Município, o Museu da Imigração é mantido pela Prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste. No ano passado, o andar superior intitulado “Segmento 2 – Correntes Imigratórias” recebeu higienização e limpeza do forro e calhas.

O objetivo da reforma é preservar o prédio histórico, podendo assim, compreender e transmitir a identidade cultural da cidade. Além de visitas de barbarenses, diversas cidades do Estado e turistas dos Estados Unidos.
O Museu foi fundado em 30 de janeiro de 1988, a partir do acervo da Fraternidade Descendência Americana, organização da sociedade civil responsável por administrar o Cemitério dos Americanos. O museu encontra-se instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santa Bárbara d’Oeste, edifício inaugurado em 1896, projetado em estilo eclético pelo arquiteto francês Victor Dubugras. O local é equipado com biblioteca especializada e conta com um anexo dedicado à documentação do município, o Centro de Memória de Santa Bárbara d’Oeste.
Seu acervo é composto por objetos diversos como indumentária, porcelanas, mobiliário, utensílios domésticos, material bélico, manuscritos, documentos, e outros pertencentes a personalidades de destaque na região, na maioria imigrantes que se estabeleceram na cidade na segunda metade do século XIX (famílias Dodson, MacKnight, Jones e Thatcher e outros itens) – como artefatos arqueológicos, fotografias, livros raros, documentos, jornais, revistas – que retratam o cotidiano da cidade e o estilo de vida da antiga sociedade barbarense.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE