Multivacinação tem ‘Dia D’ sábado nas UBSs

A Campanha de Multivacinação para as pessoas atualizarem a caderneta de vacinas, que ocorre nacionalmente até o próximo dia 22, terá o “Dia D” neste sábado, dia 16, das 8h às 17h, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Nova Odessa. O público-alvo principal são os jovens de até 14 anos, que devem manter a imunização contra várias doenças em dia. Desde a segunda-feira (11), início da campanha, a Secretaria de Saúde aplicou 353 doses em Nova Odessa.
Realizada em parceria com Estados e Municípios, a Multivacinação é uma estratégia executada por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI). O objetivo é atualizar a carteira de vacinas de crianças e dos adolescentes, ampliando a cobertura vacinal. Com isso, mantem-se controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças preveníveis do Brasil.
Com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, foram incluídas doses de reforço e novas vacinas para a faixa etária até os 15 anos. Entre as novidades está a ampliação da faixa etária da vacina contra o HPV para as meninas de nove a 15 anos e os meninos entre 11 e 15 anos, além da vacina contra a doença meningocócica, para ambos os sexos, entre 12 e 13 anos de idade.
A Prefeitura de Nova Odessa já realizou Ações de Multivacinação em três sábados, inclusive em bairros de chácaras, como forma de ampliar o alcance dos Postos de Saúde. São aplicadas vacinas contra HPV, sarampo, caxumba e rubéola, difteria, tétano e coqueluche, tuberculose, rotavírus, meningite, raiva humana, hepatite e poliomielite. Pacientes de grupos prioritários também são imunizados contra a gripe.
O secretário municipal de Saúde, Vanderlei Cocato, frisa a necessidade da mobilização popular. “Contamos com a participação da população, para manter atualizadas as cadernetas de vacinação e assim combatermos inúmeras doenças que são prevenidas através de vacinas”, ressalta. “?? uma ação realmente de prevenção, que evita uma série de problemas e até mesmo salva vidas”, completa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE