Mulheres de peito: 385 já realizaram exames

Trezentas e oitenta e cinco mulheres que residem em Nova Odessa já realizaram gratuitamente exames de mamografia na carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”. Instalada desde o início do mês em frente ao Paço Municipal o projeto, que é realizado através de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, acontece até o dia 30 de janeiro.

Através do projeto, que percorre cidades do Estado incentivando as pacientes a realizarem mamografia, mulheres acima de 50 anos podem realizar os exames sem necessidade de encaminhamento médico. Para isso, basta se dirigir à carreta-móvel com RG e cartão do SUS (Sistema ??nico de Saúde) em mãos.
Pacientes fora dessa faixa etária também podem realizar os exames, mas desde que tenham em mãos o pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular. No caso da rede pública, a paciente deve se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa e solicitar o encaminhamento.
Secretário de Saúde, Sérgio Molina ressaltou a necessidade das mulheres realizarem o exame, essencial para a prevenção do câncer de mama. “A prevenção é o melhor caminho e através dessa parceria muita mulheres estão tendo a oportunidade de realizar de maneira exame que é de extrema importância”, afirmou.
Molina destacou que mulheres a partir de 35 anos podem participar da iniciativa. “Não é preciso identificar um nódulo ou sentir algo para fazer o exame. Com esta parceria que firmamos com a Secretaria de Estado de Saúde estamos ampliando nosso atendimento e incentivando as mulheres a cuidarem ainda mais de sua saúde”, continuou.
PROGRAME-SE – Os exames estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Após realização, o exame deverá ser retirado na Central de Regulação de Nova Odessa, que fica no Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia, e deve ser levado pela paciente até a UBS mais próxima de sua residência para avaliação de diagnóstico.
INFRAESTRUTURA – O programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, conta com quatro carretas-móveis para atendimento das pacientes na Capital, ABC Paulista, litoral e interior.
As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
As unidades móveis de mamografia ainda contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e funcionários administrativos.
No interior das carretas, as mulheres poderão fazer exames de mamografia. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista.
SERVI??OPrograma “Mulheres de Peito”Quando: Até 30 de janeiro de 2016Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 12hLocal: Em frente a Prefeitura de Nova Odessa (Avenida João Pessoa, 777, Centro)

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE