Mulheres comandam sessão de posse em Campinas

Pela primeira vez na história de Campinas, o Legislativo e o Executivo da cidade foram empossados – na manhã deste dia 1º de janeiro de 2021 – em uma cerimônia presidida por uma mulher e com a Mesa Diretora composta exclusivamente por vereadoras. (mulheres)

Conforme rege a Lei Orgânica da cidade, a reunião solene foi presidida por quem teve mais votos nas eleições municipais para a Câmara, ou seja, a Mariana Conti (PSOL), que obteve 10.886 votos. E, de maneira simbólica, a parlamentar chamou para secretariarem os trabalhos as vereadoras Paolla Miguel (PT), Débora Parlemo (PSC) e Guida Calixto (PT) – juntas, as quatro compõe a maior representatividade feminina em uma única Legislatura nos 223 anos de história da Câmara de Campinas.

“Na Legislatura passada, eu era única mulher e hoje temos quatro, sendo que de maneira inédita fazemos uma posse com presidenta e secretárias. É um momento significativo, registrado na história de Campinas, mas espero que daqui pra frente seja algo cada vez menos extraordinário, que se torne comum”, diz Mariana Conti.

Além de dar posse a todos os 33 vereadores e ao prefeito Dário Saadi e ao vice Wanderley Almeida,a Mesa Diretora composta exclusivamente por mulheres assinou uma nota de repúdio contra o assédio sofrido pela deputada Isa Penna (PSOL) no dia 17 de dezembro do ano passado.

Posse remota

Em virtude da pandemia e da Fase Vermelha do Plano São Paulo, também pela primeira vez na história a posse dos vereadores, prefeito e vice, não pode ser totalmente presencial. Desta forma, permaneceram no plenário apenas a Mesa Diretora, respeitando as regras de distanciamento social, e os parlamentares tomaram posse virtualmente, a partir dos próprios gabinetes.

Depois que os 33 parlamentares foram empossados, Mariana Conti deu posse ao prefeito Dário Saadi e ao vice Wanderley Almeida, que também participaram da reunião por teleconferência, porém ambos estavam no Salão Azul da Prefeitura.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE