Mês de prevenção do suicídio: como lidar com sinais de alerta

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo e cerca de 800 mil a cada ano, sendo considerada a 14ª maior causa de morte. Esses dados alarmantes levam à grande necessidade de conscientização da população para que mais casos possam ser evitados, principalmente quando não há o diagnóstico de depressão e nem acompanhamento profissional. Pensando nisso, desde 2015, setembro é o mês dedicado à causa, com atividades e debates por todos o país. E, para reforçar a importância da prevenção, a professora Leidiany Cristina da Silva, do curso de Psicologia do UniMetrocamp, dá dicas de como lidar com sinais de alerta.

1 – Quebre tabus

Internalizar o discurso de que “quem quer se matar não fala, faz” é um erro comum que deve ser corrigido em tempos de números crescentes de suicídio que estamos vivendo. O comportamento de uma pessoa em vulnerabilidade psicológica tem múltiplas determinações e acaba sendo diferente em cada caso. Segundo a professora, o primeiro passo para ajudar quem necessita é ter a mente aberta e quebrar tabus para o assunto.

2 – Fique atento aos fatores de risco

A psicóloga afirma que estar atento a alguns fatores como aparecimento ou agravamento de conduta, verbalizações, ideações suicidas, isolamento, é fundamental para encontrar a melhor forma de ajuda.

3 – Ofereça apoio

Demonstrar apoio e promover contextos para falar sobre o assunto é tão importante quanto a ajuda profissional. Para a professora, é preciso oferecer suporte afetivo e emocional, além de compreender e enxergar que a pessoa com sinais de alerta é um ser singular e pode apresentar inúmeras motivações para tal comportamento.

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden

Integrante do grupo Adtalem Educacional do Brasil, o Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial ??? com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas ??? além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, atingindo seus objetivos educacionais e de carreira.

Cursos e estrutura

O Centro Universitário UniMetrocamp | Wyden possui 40 cursos de graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 18 laboratórios com equipamentos de última geração, 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE