Mostra Cultural do Jonas discute ética e sustentabilidade

A Mostra Cultural da Escola Municipal do Ensino fundamental, Emef, Jonas Corrêa de Arruda Filho, terá a apresentação de 16 trabalhos que envolvem temas como energia renovável, reciclagem e meio ambiente, história de Americana, ética e sustentabilidade. O evento acontece na próxima segunda-feira, (12), das 17h às 20h. A comunidade foi convidada.

O objetivo do evento é mostrar aos pais e responsáveis pelos quase 900 alunos da escola os trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano. O tema central é Sustentabilidade. “?? discutir o planeta, a reutilização dos materiais, o desperdício e o meio ambiente”, revelou a pedagoga da unidade de ensino, Roberta Fonseca Vilela. “A escola como um todo discutiu a questão da sustentabilidade, afinal qual é a nossa ética para com o Planeta? “, completou a professora de História, Creuza Meneghel.
Um dos momentos da Mostra será o teatro, “Antígona”, com 20 alunos dos 5º e 8º anos. “Eu perguntei aos alunos o que eles queriam apresentar. Eles responderam que gostariam de uma peça de teatro. Resolvemos realizar ‘Antígona’ para discutir a questão da ética”, lembrou Creuza.
“A ética é um assunto importante no ambiente escolar. Os alunos precisam aprender a trabalhar o contexto do outro. Onde está minha escolha. Preciso olhar o Universo para ver se estou correto. ?? um viés que traz um questionamento do país, do meio ambiente, etc.”, disse a professora de História.
Os próprios alunos construíram os cenários e figurinos. Eles pesquisaram na biblioteca da escola e encontraram um livro sobre a peça. Reproduziram os desenhos, coloriram as máscaras e fizeram quatro colunas gregas mais um painel que mostra a parte de uma ruína. “Eles estão preparados para a apresentação de segunda. São muito dedicados”, afirmou a professora.
A professora Marcia Tregilio mostrará “Americana e sua história” com os alunos dos 4º anos. Ela começou a pesquisa participando do “Roteiro Raízes”, projeto pedagógico das Secretarias de Educação e Cultura. Logos depois, em sala de aula, fez esboços e mapas das divisas de Americana e cidades vizinhas.
Na Mostra Cultural a professora levará as maquetes do Parque Ideal e da Avenida Brasil, cedidas pelo “Roteiro Raízes”. Os alunos fizeram maquetes da Estação Ferroviária, Casa de Cultura e Casarão do Salto Grande. Eles também confeccionaram teares manuais. Fizeram um paralelo da cidade antiga de Americana e a contemporânea com fotos. “Este projeto encanta os alunos. Eu acho muito importante o cidadão saber de onde ele vem, conhecer sua história e perceber seu patrimônio como casas, bairros, povo, etc. ?? entender o mundo com outro olhar”, afirmou Marcia.
“Para nós, educadores, é uma satisfação ver todo o nosso trabalho realizado durante o ano todo. Coletivizando os projetos e conteúdos com as famílias dos alunos. Sabemos que não mostraremos a totalidade, mas, é uma parte importante. A escola está muito feliz com a Mostra, os professores, os funcionários e os gestores”, disse a pedagoga Roberta. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE