Mostra ‘Apenas Pênis’ chega ao Brasil

No dia 28 de maio (sábado), às 20 horas, é a vez da Galeria Arte XXX (Jardim Botânico) receber a abertura da mostra “Apenas Pênis”, com curadoria de Rogério Carvalho. O público vai conferir 117 trabalhos, 50 desenhos e 67 fotografias que revelam o processo de criação das obras de Carpaneda.

A mostra de Fernando Carpaneda apresenta três séries de 16 desenhos e outra de 67 fotografias reveladas ao longo do processo de criação.
Fernando desenvolve há décadas sua pesquisa em diversas linguagens. Vai da escultura à pintura, do desenho à gravura, com grande desenvoltura em todas elas. Ele decididamente é um artista de múltiplas facetas. Suas esculturas, feitas a partir de cenas do universo gay em sua maioria, já são icônicas.
A delicadeza de sua pintura é reconhecida mundo afora. As tatuagens realizadas mais recentemente sobre as personagens retratadas em suas obras, realizadas com pincel de apenas um pêlo, são o ápice de sua produção. O que está em questão na sua obra, e é para os mais atentos bem nítido, é essa dicotomia entre o tema muitas vezes visto como pesado, como altamente explícito sexualmente e a delicadeza lírica de seu trabalho. A rua, o grafite e o inusitado, assim como influências trocadas, de maneira inconsciente, com Hans Bellmer, Mimosa Pale, Tim Noble e Sue Webster são identificadas.
Nessa oportunidade, Fernando apresenta trabalhos desenvolvidos em 2009, ainda inéditos. Foram criados a partir de uma experiência inovadora em Nova York onde o artista por meio de um anúncio online convidava homens para terem seu falo desenhado. Ao final, além do desenho, pêlos pubianos e uma fotografia eram solicitados ao modelo. Ao contrário do que muitos possam pensar, 60% dos desenhados eram heterossexuais. De altos executivos da Quinta Avenida a mendigos ou skinheads. Foram várias as vezes que ele se colocou em situação de risco ou em situações inusitadas dadas as características dos encontros.
?? em torno dessa experiência com falos desconhecidos que vem o título da mostra: “Apenas Pênis”. Fernando nos convida a adentrar o seu cotidiano, e mais que isso, a adentrar as entranhas do que sigilosamente é feito por homens em momentos em que ninguém está acompanhando. Vale a pena olhar bem de perto.
Na abertura, às 21:30h, será apresentado o documentário “GAZELLE – THE LOVE ISSUE”, ainda inédito em Brasília, com a presença do cineasta Cesar Terranova.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE