Morre aos 85 soprano Montserrat Caballet

da DWBrasil- Considerada uma das melhores sopranos de todos os tempos, a espanhola Montserrat Caballé morreu neste sábado (6) aos 85 anos. Estava internada no Hospital San Pau, em Barcelona, desde meados de setembro devido a um problema na vesícula. A causa da morte não foi divulgada.
Nascida em Barcelona, Caballé começou a cantar já na infância. Ela estudou ópera em Milão e em 1956 ingressou na ??pera de Basileia, na Suíça, onde interpretou seu primeiro grande papel naquele mesmo ano, como Mimi, em La Boheme, de Giacommo Puccini.
Ao longo de sua extensa carreira, Caballé dividiu o palco com grandes artistas, como Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras. Considerada uma diva da ópera, ela interpretou 90 papéis e fez quase 4 mil apresentações. Muitos críticos a consideram a melhor soprano do século 20.
Sua carreira decolou em 1965, quando protagonizou Lucrezia Borgia, de Donizetti, no Carnergie Hall de Nova York. Outro destaque de sua trajetória foi a interpretação, ao lado de Freddie Mercury, da canção Barcelona, hit de 1987. Após a morte de Mercury, a canção foi tema da abertura dos Jogos Olímpicos de 1992.
Vozes do mundo da política e da cultura lamentara a morte de Caballé. O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, classificou a perda de uma “triste notícia”. “Morreu uma grande embaixadora do nosso país, uma soprano de ópera reconhecida internacionalmente. Montserrat Caballé, sua voz e sua doçura permanecerão sempre conosco”, escreveu no Twitter.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE