Moretti defende pontos corridos

Campeonato Brasileiro se iniciando e mesmo minimizado com o hábito do formato ???pontos corridos???, alguns torcedores pedem a volta do ???mata-mata???.

Alguns argumentos usados no formato em playoff são mais emoção, uma data definida para saber o campeão e maior público. Já ouvi alguns casos de pessoas se inspirando nos esportes americanos, todos decididos em mata-mata.

Os campeonatos de pontos corridos são tradicionalmente disputados nos países europeus (Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Holanda, França e Portugal entre eles), cujo formato são disputa em dois turnos, jogando todos contra todos, com um mando de campo em casa e outro fora, tendo o campeão o maior número de pontos e em caso de empate nesse número alguns critérios como confronto direto, número de vitórias e saldo de gols são usados como desempate.

O argumento dos pontos corridos são maior organização, valorização de todos os jogos e rodadas além de mais justiça e melhor planejamento.

Com a classificação das melhores colocações na tabela para campeonatos posteriores como Libertadores e Sulamericana, o Campeonato Brasileiro ganhou maior dinâmica pois os clubes almejam disputar os campeonatos continentais, que são muito visados e charmosos.

Além das disputas por vagas nas copas continentais, a parte de baixo da tabela com o 4 rebaixados, indica também maior disputa e emoção.

Em 2002, último campeonato disputado em playoffs, existiam times que faltando algumas rodadas, já classificados para as 8 vagas do ???mata-mata???, disputavam no torneio nacional amistosos de luxo, já que para alguns a meta já estava alcançada, a classificação para a próxima fase casos de São Caetano, Juventude, Corinthians e Grêmio.

Em argumento aos playoffs americanos, o futebol(soccer) é um esporte diferenciado e por isso o mais popular do planeta. No futebol nem sempre o melhor ganha e nem sempre quem joga melhor vence, a máxima do esporte se resume na frase ???Quem não faz, toma???, ao contrário de outros esportes como basquete, baseball, tênis, futebol americano e vôlei, no qual o melhor prevalece.

O playoff das ligas americanas, conhecido também como ???pós-temporada??? tem um formato diferenciado, são disputados jogos ???melhores de 5???(na NBA ???melhor de 7???), ou seja para ser campeão é preciso ser vitorioso em 3 partidas, podendo ser disputadas 5 no total, diferente dos formatos brasileiros com 1 partidas com mando e outra fora de casa.

Justificativa contra o formato anterior, é que já existe um torneio com esse intuito, conhecido como Copa do Brasil.

Marcelo Moretti
www.marcelomoretti.com.br

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE