Minimalismo: tendência presente em artistas e empresários

Certamente você já ouviu a frase: “Menos é mais”. Essa expressão, muitas vezes distorcida, foi difundida pelo estilo de vida minimalista. Ao contrário do que muitos pensam, esse movimento prega não o desapego de tudo, e sim a cultura da simplicidade. O ponto principal é a valorização do que é necessário em detrimento do excesso e da abundância. O interessante é observar que ele também ganha força entre as pessoas mais poderosas e ricas do mundo, incluindo artistas e bilionários do Vale do Silício.

A utilização de roupas mais atemporais e básicas é um dos hábitos das pessoas que adotam um estilo de vida mais pautado pelo necessário do que pela abundância de bens. Uma das pioneiras nesse estilo foi a famosa estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel, ou simplesmente Coco Chanel. Cansada de usar vestidos cheios de camadas, criou o conhecido “pretinho básico”. Além disso, foi responsável por promover a utilização pelas mulheres de peças que anteriormente eram consideradas masculinas.
Diversos artistas, incluindo produtores de cinema, atores e músicos, desfrutam de um estilo simples de vida, apesar do enorme sucesso que possuem e da fortuna que acumularam durante a vida. ?? o caso de pessoas como os atores Russell Crowe e Hayden Christensen, da modelo californiana Tyra Banks e do vocalista Anthony Kiedis, do Red Hot Chili Peppers.
Crowe e Christensen optaram por se mudar para um lugar mais tranquilo, em vez de ter uma vida luxuosa e cheia de exageros. O primeiro se mudou para uma pequena chácara na Austrália, enquanto o segundo foi para o Canadá e comprou uma granja. Mas para ter uma vida simples não é preciso morar no meio da natureza. A modelo Tyra Banks, por exemplo, expressa um estilo de vida simples frequentando restaurantes bons e baratos, ao invés dos mais luxuosos. Já Kiedis prefere usar roupas simples durante os shows, sempre acompanhado de um tênis New Balance.
Se você acha que só os artistas descolados apreciam o minimalismo, está enganado. Muitos empresários de sucesso, apesar do dinheiro que possuem, adotam essa prática. O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, é extremamente discreto com as roupas que usa. Na maioria das aparições que faz em público ele está com uma camiseta cinza. Ao ser indagado por isso em uma sessão de perguntas e respostas aberta ao público, ele respondeu: “Eu realmente quero limpar minha vida para que eu tenha que tomar o menor número possível de decisões sobre qualquer coisa, exceto sobre a melhor forma de servir a esta comunidade”. Steve Jobs, ex-CEO da Apple, também adotava um estilo clean. Geralmente vestia jeans e um tênis branco.        Outro exemplo é o famoso investidor Warren Buffett, CEO e principal acionista da Berkshire Hathaway. Com uma fortuna avaliada em mais de 60 bilhões de dólares, Buffett gosta das coisas mais simples da vida. ?? tarde se delicia com um sanduíche de presunto e, de vez em quando, hambúrguer, batata frita e Coca-cola. Não carrega celular e não tem computador na sua mesa, além de morar na mesma casa que comprou em 1958 por 31,5 mil dólares

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE