Meio Ambiente e Agricultura querem Etanol Mais Verde

Na sexta-feira, 6 de abril, as secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento assinam a resolução das diretivas técnicas do Protocolo Agroambiental ??? Etanol Mais Verde, na sede da SMA, às 8h30. Também será lançado o Zoneamento Florestal do Estado de São Paulo, uma importante ferramenta de auxílio para o setor florestal e para a elaboração de políticas públicas pelo Estado. Os secretários Maurício Brusadin e Arnaldo Jardim estarão presente, assim como representantes do setor sucroenergético.

Entre as dez diretivas técnicas que integram o protocolo, destacamos a da restauração das áreas ciliares dos imóveis rurais próprios das usinas e dos fornecedores signatários no âmbito do Programa Nascentes. Tal iniciativa transforma o setor sucroenergético em colaborador do maior projeto de proteção e restauração de matas ciliares e nascentes do Estado de São Paulo, com contribuição para a preservação ambiental, proteção da biodiversidade, incluindo polinizadores, e abastecimento urbano e rural de água. 
O Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético surgiu em 2007, como uma parceria inédita entre o Governo do Estado de São Paulo, representado pelas Secretarias do Meio Ambiente (SMA) e da Agricultura e Abastecimento (SAA), e o Setor Sucroenergético, representado pela União da Indústria da Cana de Açúcar (UNICA) e pela Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA), com o objetivo de criar mecanismos para estimular e consolidar o desenvolvimento sustentável da produção e da indústria da cana no Estado de São Paulo. Em 2017, para direcionar ações para a superação desses desafios e restaurar as áreas ciliares no estado de São Paulo, foi definido o Protocolo Etanol Mais Verde, e suas diretrizes regulamentadas neste evento.
Já o Zoneamento Florestal do Estado de São Paulo vai orientar a silvicultura referente as espécies florestais de Eucalipto, Pinus, Seringueira e Araucária. Nele estão delimitadas as regiões de acordo com o grau de aptidão, clima e tipo de solo. E, assim, garantir mais eficiência do uso do solo para uma maior produtividade dessas espécies. 
Evento: Meio Ambiente e Agricultura assinam protocolo Etanol Mais VerdeLocal: Auditório da Secretária Estadual do Meio Ambiente – Av. Professor Frederico Hermann Júnior, 345Data: sexta-feira, 6 de abril, às 08h30

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE