Edit

Meche quer água filtrada gratuita em bares e afins

O vereador Marschelo Meche (PSL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que dispõe sobre a oferta gratuita de água filtrada em estabelecimentos como bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes, padarias e cafeterias.

De acordo com a proposta, estes estabelecimentos e outros que comercializam água engarrafada ficam obrigados a servirem água filtrada a seus clientes, sempre for solicitada, de forma gratuita. A “água da casa”, como diz o parlamentar no projeto, deverá obedecer aos parâmetros federais de potabilidade para o consumo humano.

Meche explica que a intenção do projeto é promover uma alternativa de consumo que reduza o descarte de plástico e incentivar o consumo de água entre as pessoas, já que a cobrança pelo produto, muitas vezes, inibe que seja comprado pelos consumidores.

“Basta fazer uma pesquisa simples e para se ver imagens dos nossos rios poluídos por plástico, muitas vezes usado para engarrafar água. Como legislador, estou propondo uma alternativa aos consumidores, para que tenham a opção de consumir água gratuita filtrada nos bares e restaurantes. Dessa forma, estamos ampliando a conscientização, aperfeiçoando nossas práticas ambientais com consumo sustentável e estimulando uma prática inquestionavelmente saudável, que é o consumo de água entre os americanenses”, comenta.

Ainda no projeto, o parlamentar propõe que a opção da água seja incluída no cardápio dos estabelecimentos, de modo visível, informando os consumidores sobre sua oferta. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos ficam sujeitos a autuação, advertência e intimação para cessar a irregularidade. O projeto também estabelece o prazo de 365 dias para adequação.

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE