Mago das Deepfakes ajuda promover a tecnologia no Brasil

O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar montagens em vídeo extremamente realistas, onde é possível substituir partes do vídeo original e situar pessoas que originalmente não estavam na cena. A técnica, que tem gerado um grande debate devido a possibilidade de ser empregada tanto para o entretenimento como para comprometer alguém, já gerou desde conteúdos polêmicos com celebridades até engraçadas situações envolvendo políticos e pessoas públicas.

No Brasil o principal nome do deepfake é o influenciador digital e jornalista Bruno Sartori, que se destacou nas redes sociais com vídeos em que satiriza pessoas como Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, Regina Duarte e dezenas de outras personalidades que estão em destaque na imprensa. Agora, Sartori se une ao diretor de arte digital Fernando Rodrigues, conhecido como Fernando3D no meio profissional, para promover o seu trabalho ainda mais e somar forças para divulgar a tecnologia no Brasil.

Fernando3D revela como começou esta parceria: “Conheci o Bruno Sartori praticamente ao mesmo tempo em que eu também estava estudando essa nova ferramenta, para aplicar ela nos meus futuros vídeos do meu canal e como estudo para VFX para uso em produções do cinema nacional. Eu já havia lido, ouvido podcasts e assistido vídeos no youtube gringo sobre a ferramenta deepfake, então fui procurar quem estava fazendo isso no Brasil e foi quando encontrei, uma canal e perfil de Instagram tímido e pequeno, até aquele momento, mas que me chamava atenção pelas excelentes piadas, humor e sátiras políticas. Uma mistura de casseta e planeta e CQC, que usava a ferramenta deepfake. Era o Bruno Sartori, que hoje é enorme nas redes sociais e se tornou a maior referência desta tecnologia no Brasil.”

De contato no Instagram a agenciamento

Depois do contato inicial com Sartori sobre a ferramenta e sua capacidade, Fernando3D resolveu ir adiante e resolveu se unir ao ‘Mago do Deepfake’ profissionalmente, unindo forças para divulgar e desenvolver a tecnologia no Brasil: “Depois do nosso primeiro encontro presencialmente após uma palestra, propus ao Bruno que uníssemos forças e que eu o pudesse agenciar aqui em São Paulo, como outras pessoas que já realizam este trabalho com ele em outros estados. Eu na época estava trabalhando em uma agência de publicidade para um projeto grandioso e nacional do Grupo Pão de Açúcar (GPA), mas com a intensificação dos meus estudos, aliado ao resultado de conversas com o Bruno Sartori e o meu vasto networking com marcas e influenciadores decidi me unir profissionalmente ao Bruno, já que ele tem a mesma visão e índole que eu. E assim começamos a trabalhar juntos.”

Futuro da tecnologia no Brasil

Fernando3D seguiu em busca de marcas, empresas e investidores neste negócio para gerar mais conteúdo e reforçar a autoridade de Sartori no assunto: “Com este trabalho houve um reconhecimento ainda maior do trabalho do Bruno, que teve suas redes sociais, Instagram e Twitter, verificadas. Temos desenvolvido tudo juntos, desde trabalhos a palestras e entrevistas e estamos formando uma equipe de valor. Eu aposto nele e ele aposta em mim. Essa é uma troca de uma grande sinergia positiva entre nós.”

Para Fernando, o trabalho de Sartori inspira outras pessoas e colabora com o crescimento do uso da ferramenta no Brasil: “muitas pessoas, inspiradas no trabalho do Bruno Sartori, estão estudando e conhecendo a tecnologia, colaborando para sua popularização. Apesar de toda a polêmica envolvida, dada a capacidade de alterar vídeo e áudio de forma realista, é uma ferramenta com imensas possibilidades para o cinema, TV e até mesmo para trazer de volta à vida digitalmente personagens e atores que tanto amamos e que hoje ficaram na saudade. O futuro da tecnologia é promissor, embora existam aqueles que usem o deepfake para o mal, para falsificações e tentativas de denegrir pessoas, acredito que há mais benefícios do que malefícios em seu uso.”

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE