Ludoterapia. Conheça um pouco o método

LUDOTERAPIA é a terapia destinada as crianças, onde elas usam o brincar como forma de comunicação. A palavra LUDOTERAPIA é derivada da palavra inglesa play-therapy, podendo ser literalmente traduzida como ???Terapia pelo brincar???.
Assim, o brincar é a forma natural de comunicação não-verbal que auxilia a criança a se expressar, assim como os adultos se expressam pela comunicação verbal. O brincar é a linguagem da criança.
Na LUDOTERAPIA é a criança quem conduz a brincadeira, quando quer e como quer, escolhendo inclusive os brinquedos. Um brinquedo que utilizamos muito nesse processo é a Família Terapêutica.
Com a família terapêutica a criança pode trazer para o ???ambiente terapêutico???, o conflito vivenciado em sua família real, de forma lúdica. Desta forma, a criança se sente livre para expressar como quiser os sentimentos de amor e os sentimentos hostis, podendo manusear os bonecos e transformá-los como desejar. Possibilitam a sua expressão emocional criativa como os sentimentos, pensamentos, experiências, comportamentos, dificuldades, que vão potenciar a mudança terapêutica.
Nessas sessões chamadas de Ludoterapia, a criança enfrenta os seus sentimentos de frustração, agressividade, medo, insegurança, confusão,  aprendendo a controlá-los ou a abandoná-los, ao mesmo tempo que vai percebendo que é uma pessoa autônoma e com direito a sentir todas essas emoções.  A Ludoterapia é uma poderosa terapia para que a criança aprenda a se expressar e aprenda a lidar com seus sentimentos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE