Louis Armstrong: 120 anos do ícone do jazz

Louis Armstrong é reconhecidamente um dos maiores símbolos mundiais do jazz. A voz, o modo de cantar e o trompete são suas marcas registradas, que sobrevivem ao tempo e influenciam artistas até hoje. Neste ano em que completam 120 anos de seu nascimento, no dia 04 de agosto, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento com as músicas interpretadas por ele mais tocadas no Brasil nos últimos anos.
Louis Armstrong tem 46 obras musicais e 6.317 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Das suas gravações, “Dream a little dream of me” foi a mais tocada no país nos últimos cinco anos. No top 5 deste ranking, também aparecem “We have all the time in the world”, “Go down moses”, “Cheek to cheek” e “Summertime”. Uma curiosidade é que a canção “What a Wonderful World”, de autoria de Bob Thiele e George David Weiss e famosa na voz de Louis Armstrong, não entrou no ranking das mais tocadas entre 2016 e 2021, no Brasil.
Armstrong nasceu no ano de 1901, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e morreu no dia 6 de julho de 1971, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco. A maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas no Brasil, nos últimos cinco anos, é proveniente dos segmentos de Rádio e TV, que correspondem a mais de 65% do que é destinado a ele.
Os herdeiros de Armstrong continuam a receber os direitos autorais pela execução pública de músicas no Brasil até 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98). Os valores em direitos autorais arrecadados são distribuídos pelo Ecad para a associação brasileira, que representa o artista, e repassados à associação estrangeira dele. No Brasil, essa entidade é a União Brasileira de Compositores (UBC).
“O jazz deve muito a ele, com seu trompete e voz. Verdadeira tradução da música de Nova Orleans”, disse Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.
Ranking das músicas gravadas por Louis Armstrong mais tocadas nos últimos cinco anos no Brasil nos segmentos de execução pública de Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão
Posição
Música
Autores
1
Dream a little dream of me
Swan Don / Keyes Gilbert / Fabian Andre
2
We have all the time in the world
John Barry / David H L
3
Go down moses
Melvin J Oliver
4
Cheek to cheek
Irving Berlin
5
Summertime
George Gershwin / Dorothy Heyward / Bose Heyward (Du) / Arthur Francis
6
Georgia on my mind
Carmichael Howard Hoagland / Stuart Gorrell
Hello dolly
Jerry Herman
La vie en rose
Edith Piaf / Louis Guy
7
I’ve got my love to keep me warm
Irving Berlin
8
Just squeeze me
Duke Ellington / Lee Otho Gaines
9
Jeepers creepers
Lendi Anthony / Moore (Us 2) Joe
Marck the knife
Marc Blitzstein / Bert Brecht / Kurt Weill
Love is here to stay
George Gershwin / Arthur Francis
10
It’s been a long long time
Sammy Cahn / Jule Styne
Black and blue
Andy Razaf / Harry Brooks (Usa 1) / Waller Fats
St Louis blues
Erroll Garner / Handy W C
High society
Porter Steele / Alden Johnny
They can’t take that away from me
George Gershwin / Arthur Francis

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE