Livros serão lançados no Leitura com Pipoca

Chega este mês às livrarias, pelo selo Adonis, três novas histórias para crianças de todas as idades. As obras infantis O quase, A saga do siri sob as estrelas e A varinha mágica, que fazem parte da coleção Crescer em paz, de autoria dos educadores Severino Antônio e Katia Tavares, ganham lançamento com pipoca e leitura no próximo domingo, dia 07 de agosto, às 10h30 no quiosque Gostinho de Leitura, instalado no Zoo de Americana.

Acostumados a publicar teses e ensaios sobre educação, os três livros editados e publicados agora são a estreia de Severino e Katia na literatura infantil e trazem a proposta da  pedagógica poética defendida pelos educadores. Em A saga do siri sob as estrelas e A varinha mágica Severino assina a autoria das obras, que é dividida com Katia Tavares em O quase. Livros infantis, para crianças de todas as idades, que fazem parte de um projeto que defende uma cultura da paz. “Os livros para as crianças são histórias onde as ideias têm vida nas próprias personagens, nos diálogos e nas tramas do enredo. A criança pensa por imagens e por sentimentos. Ao escrever histórias, penso que elas precisam acolher as imagens poéticas e as indagações filosóficas das crianças”, ressalta Severino. 

A varinha mágica traz ao leitor a grande descoberta do mundo e de todas as coisas que nele contém, como diz o próprio autor “existe um mundo dentro do mundo”. Já A saga do siri sob as estrelas retrata as relações sociais; atravessar a praia em um dia de réveillon, como o personagem do livro faz, é uma metáfora das lutas diárias de todos nós. Em O quase a amizade do menino e do pintinho retrata a necessidade do cuidado, a necessidade do zelo. Os três livros infantis abordam questões defendidas e trabalhadas por Severino e Katia na obra Uma pedagogia poética para infância, tais como percepção do mundo, espanto, estranhamento do objeto, o fazer de conta, a empatia e, isso tudo, com vistas a educar a inteligência, a sensibilidade e a imaginação.
Dedicados para pessoas próximas a Severino e Katia, todas as histórias que ilustram os três livros nasceram de fatos reais que ganharam um pouco mais de poesia e se tornaram motivadores para um trabalho amplo, que pode ser lido por leitores de todas as idades.  
Projeto Crescer em paz
Os livros O quase, A varinha mágica e A saga do siri sob as estrelas compõem, juntamente com os livros Uma pedagogia poética para infância, Constelações: uma escuta poética da infância, A utopia da palavra e Cenas da infância, a coleção Crescer em paz, destinada para alunos e educadores. A coleção faz parte do projeto de mesmo nome, Crescer em Paz, e é constituído por experiências de leitura e criação de texto, para desenvolvimento da sensibilidade, da inteligência e da imaginação. Durante o projeto crianças e educadores recebem a coleção e participam de formações com Severino Antônio e Katia Tavares. O projeto Crescer em paz está sendo aplicado no Colégio Experimental Integrado em São João da Boa Vista/SP Lançamento Coleção Crescer em pazDia 07 de agosto, às 10h30, no quiosque Gostinho de LeituraAv. Brasil, 2525 ??? Zoo de Americana/SP

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE