Libertadores vai durar o ano inteiro

A Copa Libertadores terá uma edição quase anual já a partir de 2017. Nesta terça-feira, em reunião em Assunção, no Paraguai, a Conmebol anunciou mudanças no calendário sul-americano e torneio será estendido, indo de fevereiro a novembro. Além disso, o formato da competição também sofrerá alterações.
A decisão foi tomada para ???harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país???, explicou a entidade em comunicado. ???Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições???, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
Com a alteração no calendário, a Libertadores passa a ser disputada em 42 semanas, contra as 27 deste ano, enquanto a Copa Sul-Americana começará em junho e irá até dezembro. Além do período de disputa, o número de participantes também será ampliado dos atuais 38 para 42 clubes.
As novas vagas, porém, ainda não foram atribuídas a um país específico e deverão ser definidas dentro de três semanas em uma reunião do Conselho da Conmebol, ex-comitê executivo, segundo informações do jornal paraguaio ABC Color.
Por fim, outra mudança importante acontecerá no sistema da competição. Assim como ocorre com a Liga dos Campeões e a Liga Europa, 10 clubes que não se classificarem na fase de grupos da Copa Libertadores, automaticamente terão a oportunidade de disputar a Copa Sul-Americana. Além disso, os campeões dos dois torneios terão vaga garantida na fase de grupos do ano seguinte.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, postou foto da reunião no qual estavam presentes o mandatário do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, e Reinaldo Carneiro Bastos, homem-forte da federação paulista (FPF).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE