Levi alerta para riscos da automedicação em Nova Odessa

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM), aproveitou que 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos para protocolar requerimento solicitando informações sobre as ações que a Prefeitura de Nova Odessa tem adotado para a conscientização dos pacientes sobre os riscos da automedicação.

Levi lembrou que a data foi criada exatamente para fazer esse alerta sobre o risco do uso de medicamentos sem acompanhamento médico.  “O objetivo da data é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios”, afirmou.

Diante disso, o vereador questiona a Secretaria de Saúde sobre a existência de projeto voltado à conscientização dos pacientes sobre a automedicação e quais ações já são desenvolvidas junto à comunidade. Questiona ainda, caso não haja projeto em andamento, quais medidas poderão ser adotadas pela secretaria para conscientização sobre a automedicação e o descarte adequado de medicamentos.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, medicamentos, quando usados de forma inadequada, podem trazer vários problemas à saúde e até ao meio ambiente. É fundamental seguir orientação médica e escutar profissionais de saúde, como farmacêuticos. A automedicação é perigosa, especialmente com antibióticos, que podem selecionar bactérias resistentes.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE